Cuidados com a pele de acordo com a idade

Cuidados com a pele de acordo com a idade

Atualizado: Quarta-feira, 24 Novembro de 2010 as 9:44

A preocupação com a aparência e a saúde da pele é essencial em todas as idades. Entretanto, é fundamental ficar atenta ao tratamento utilizado para não abusar de produtos fortes que a pele ainda não precisa. Ou, então, em alguns casos, deixar a pele sem os produtos adequados. O dermatologista Murilo Drummond dá algumas dicas para tratar corretamente a sua pele em cada fase da vida:

Dos 20 aos 25 anos: a pele está o auge, repleta de colágeno. Nessa fase, é importante adotar o ritual limpeza+tonificação+hidratação diariamente e não esquecer de usar filtro solar fator 30 em todos os momentos. Alimentação saudáel com legumes, verduras e frutas também é importante, assim coo controlar a oleosidade da pele através de loções de limpeza.

Dos 25 aos 35 anos: atenção redobrada para as primeiras rugas porque a pele fica mais flácida porque o colágeno e a elastina são produzidos mais lentamente. Durante o dia, use filtro solar com hidratante. À noite, loções de limpeza. O ritual diário deve ser mantido com mais rigor.

Dos 35 aos 45 anos: a produção de colágeno e elastina tendem a diminuir mais e as rugas nas áreas mais sensíveis do rosto aparecem com maior frequência. É cheada a hora de começar a usar produtos com maior concentração de princípios ativos para firmar a pele. Também é recomendável o uso moderado de ácido retinóico.

Dos 45 aos 55 anos: sinais de flacidez tornam-se mais evidentes. Por isso, o uso de filtro solar combinado a agentes firmadores é imprescindível. Momento ideal também para entrar em ação as sessões de laser e luz pulsada.

Acima de 55 anos: os cremes devem assumir uma textura mais suave e o ácido retinóico deve se usado com moderação. A melhor receita anti idade é justamente a moderação. Portanto, nada de se aventurar com tratamentos milagrosos. Complexos polivitamíicos são importantes. Evite banhos muito quentes e excesso de sabonetes, que ressecam a pele.

veja também