Cuidados com a pele masculina incluem limpeza e protetor solar

Cuidados com a pele masculina incluem limpeza e protetor solar

Atualizado: Segunda-feira, 14 Junho de 2010 as 2:22

A ala masculina, em geral, não têm muita paciência na hora de cuidar da pele, ou simplesmente não faz ideia que pode ir além da lâmina de barbear. E é natural ficar confuso mesmo, diante de tantas novidades surgidas no mercado voltadas exclusivamente para os rapazes.

No quesito cuidados com a pele, as mulheres levam vantagem já que culturalmente, por influência materna, já ficam sabendo desde cedo da importância que um potinho de creme tem para manter a pele macia e lisinha. Mas e os rapazes: hidratantes? Esfoliante? Tônico facial? Creme anti-idade?

Eles precisam mesmo usar tudo isso para ficar com a pele do rosto mais bonita ou mais jovem? Para a dermatologista Suzi Rabelo, a resposta é sim. "Ao contrário do que pensam muitos homens, o cuidado com a pele não é assunto feminino, faz parte dos cuidados com a saúde de todo ser humano", explica a dermatologista. A seguir, a especialista aponta as etapas essenciais que afastam problemas como ressecamento, acne, manchas e irritação.

Limpeza. Passo 1

Posso lavar o rosto com o mesmo sabonete que uso para o corpo? Nem pensar! O sabonete para o corpo, principalmente em barra, tem uma formulação abrasiva que agride a pele do rosto. Os efeitos são ou ressecamento ou o aumento da oleosidade da pele, favorecendo o aparecimento de cravos e espinhas. "Opte por sabonetes de pH neutro ou indicados para o seu tipo de pele. As versões líquidas e em gel são ainda mais recomendados para limpar sem agredir", explica Suzi. A limpeza deve acontecer diariamente pela manhã e à noite.

Durante o sono, a pele transpira e acumula impurezas e ao final do dia acumula oleosidade, poeira, poluição e outras sujeiras provenientes do ar. As impurezas são a porta de entrada para a acne dar as caras. Elas obstruem os poros que respondem com o surgimento de inflamações, os cravos e espinhas. Por isso, a lavagem diária é fundamental. A acne não é problema só dos adolescentes. Uma pesquisa feita pela empresa de cosméticos Avon constatou que 57% das pessoas com mais de 39 anos possuem os incômodos cravos e espinhas.

Além disso, quem sofre do problema deve consultar um dermatologista. A acne pode ser causada por estresse, uso de cosméticos de forma errada, deficiência de vitaminas e má alimentação. Para cada grau, um tratamento é recomendado: desde sabonetes anti-acne, tônicos e até medicamentos via oral podem entrar na solução do problema.

Pele lisinha após o barbear

Não é à toa que a barba é uma das grandes preocupação dos rapazes. Fazê-la de forma incorreta pode resultar em irritação, pelos encravados e pele machucada. Uma dica é utilizar cremes pré-barba, que hidratam a pele, amolecem os pelos e previnem irritações. Um dos grandes problemas masculinos é a chamada foliculite: são aquelas bolinhas vermelhas, parecidas com espinhas que surgem após fazer a barba.

Segundo a dermatologista, uma das maneiras de preveni-las, para quem usa lâmina, é barbear apenas no sentido em que os pelos crescem. Se o problema for mais grave, vale investir na depilação a laser. Mas o preço do tratamento é salgado e pouco recomendado para quem tem a pele morena. E vale o alerta para as loções pós-barba tão usadas pelos homens. Elas podem não ser a melhor opção para prevenir a foliculite.

"Evite os produtos que contém álcool na fórmula, que em vez de acalmar a pele, trazem mais irritação e ressecamento. Invista em versões com componentes próprios para acalmar e hidratar a pele", explica a dermatologista.A maioria dos homens costuma ter uma pele mais oleosa que as mulheres, mas também existem aqueles que sofrem com o ressecamento. O hidratante para o homem deve ter uma formulação livre de óleo e os mais indicados são aqueles que contêm ureia na formulação. "Quem sofre com o ressecamento excessivo também deve evitar banhos demorados e a água muito quente que aumentam o problema", diz Suzi.

Pele macia só com hidratação

A maioria dos homens costuma ter uma pele mais oleosa que as mulheres, mas também existem aqueles que sofrem com o ressecamento. O hidratante para o homem deve ter uma formulação livre de óleo e os mais indicados são aqueles que contêm ureia na formulação. "Quem sofre com o ressecamento excessivo também deve evitar banhos demorados e a água muito quente que aumentam o problema", diz Suzi

Protetor solar é indispensável

Segundo a dermatologista Suzi Rabelo, o protetor solar é um dos únicos itens obrigatórios na lista de produtos que o homem deve comprar e usar diariamente. faça chuva ou faça sol. "Protetor solar é um cuidado diário, seja em dias de sol ou em dias nublados e chuvosos. Deve ser reaplicado a cada duas horas e em todas as partes do corpo que ficarão expostas", explica a especialista. Isso porque o protetor solar protege a pele da exposição à radiação solar.

Os raios ultravioletas são responsáveis por provocar queimaduras, acelerar o envelhecimento da pele e pela ocorrência de manchas e até doenças graves, como o câncer de pele. Quanto mais clara for a pele, maior é a chance de desenvolver lesões cancerígenas e maior deve ser a proteção à exposição solar. "Para os homens de pele branca, o fator de proteção solar do bloqueador deve ser no mínimo 30", explica Suzi.  

Por: Ana Maria Madeira

veja também