Cuidados com colo e pescoço

Cuidados com colo e pescoço

Atualizado: Quarta-feira, 30 Julho de 2008 as 12

Cuidados com colo e pescoço

Há um velho ditado que diz que rosto pode não revelar a idade, mas o pescoço  e as mãos, sim. Na maioria das vezes, esquecidos na hora de passar protetor solar, cremes e tratamentos feitos em casa, o colo e o pescoço são regiões tão importantes quanto o rosto. São duas regiões muito delicadas, pois a pele tem uma espessura diferente e também uma quantidade menor de anexos (pelos e glândulas). "Portanto, temos que ter cautela no método de tratamento para evitarmos cicatrizes e complicações", comenta Dr. Marcelo Bellini, dermatologista e professor da Sociedade Brasileira de medicina Estética. Infelizmente são áreas de difícil acesso à cirurgia plástica, pois com a tração da pele fica difícil de acomodarmos as cicatrizes de uma forma estética.

A abordagem cirúrgica limita-se mais a retirada de gordura, a tão famosa "papada", através de uma minilipo e tração leve da parte superior do pescoço com a cicatriz na região da orelha e couro cabeludo. Por outro lado, muitas queixas não se resumem apenas a esta região e sim à parte inferior do pescoço e colo.

As queixas mais frequentes são:

- Rugas

- Flacidez

- Manchas

- "Pele espessa" ou "Grossa"

Estas alterações surgem devido à ação do sol que é o conhecido foto-envelhecimento, onde os raios UVB atuam em maior proporção, e os UVA em menor, realizam uma destruição do colágeno, aumento da produção de radicais que ajudam na alteração das células; além de estarem envolvidos em algum tipo de tumores de pele. Por isso, é imprescindível o uso de protetor solar diariamente em toda área exposta. O próprio envelhecimento biológico também prejudica a área, onde as células vão perdendo sua vitalidade e soma-se a isto a ação dos músculos que também perdem seu tônus e dão espaço para o aparecimento de rugas e flacidez. "A grande maioria das pessoas acaba dando extrema importância e cobre de cuidados apenas o rosto e cabelo, esquecem de hidratar, usar fórmulas específicas para manter a pele saudável dessa valiosa região", lembra Dr. Marcelo.

veja também