Cuidados e movimentos corretos para aplicação de cosméticos

Cuidados e movimentos corretos para aplicação de cosméticos

Atualizado: Terça-feira, 16 Março de 2010 as 12

Mesmo tendo uma correta formulação, os cosméticos também podem ser atacados por bactérias que, muitas vezes, causam alergias à pele, irritação nas pálpebras e nos olhos. As bactérias se desenvolvem mais rapidamente nos produtos líquidos do que nos compactos, devido à maior concentração de água.

Mudanças na cor, alteração no odor do produto (ranço), separação dos componentes, presença de fungos ou bolor ou falta de fixação significam que o produto está alterado e impróprio para uso.

O mais importante é dar atenção à data de validade do produto. Se ele sofrer alguma alteração dentro do prazo de validade, deve ser devolvido para troca; se estiver fora desse prazo não deverá ser mais utilizado.

Procure manter os produtos em ambientes bem ventilados, longe de calor e umidade. Mantenha-os sempre muito bem tampados e com suas embalagens limpas.

Ao manuseá-los, esteja sempre com as mão limpas e secas e nunca retire o produto da embalagem com o dedo; utilize sempre uma espátula, algodão, pincel ou esponja.

Nunca deixe esponjas e pincéis sujos ou úmidos em contato com os produtos. Isso pode favorecer o aparecimento de bactérias e danificá-los.

Para demaquilar, aplicar cremes ou loções na área dos olhos, devemos fazer movimentos circulares partindo do canto interno seguindo até o canto externo e voltando novamente até o canto interno.

As loções devem ser aplicadas em todo o rosto com algodão previamente umedecido com água com movimentos ascendentes. Os cremes devem ser pontilhados pelo rosto e espalhados com os dedos em movimentos circulares, suaves e ascendentes.

No caso de um demaquilante, deve ser retirado com papel absorvente e em seguida com algodão umedecido com água.

Os cremes hidratantes e as loções não devem ser retirados.

Na região do pescoço os movimentos devem ser de cima para baixo.

Por Ana Carolina TCA

veja também