Cuidados no inverno garantem uma pele saudável em todo o ano

Cuidados no inverno garantem uma pele saudável em todo o ano

Atualizado: Terça-feira, 8 Julho de 2008 as 12

Cuidados no inverno garantem uma pele saudável em todo o ano

A estação do inverno, de junho a setembro, significa um período de alerta para as pessoas, onde os cuidados com a pele devem ser redobrados. Com a queda das temperaturas do ar, a forte luminosidade e a diminuição da umidade, a pele sofre terríveis conseqüências. No inverno, é comum a pele apresentar áreas ressecadas que chegam a apresentar rachaduras e, em alguns casos, até sangramento. Portanto, a maior preocupação que se deve ter durante o inverno é hidratar a epiderme, a camada mais superficial da pele. Com a hidratação desta camada haverá maior proteção da pele contra agressões externas, conseqüentemente ao frio, o que resultará numa pele mais viçosa e saudável.

A fisioterapeuta Tatiana Campos Rocha, proprietária do Espaço Equilíbrio, ressalta que a hidratação da pele se dá por via interna e externa. A interna acontece quando o suor chega à epiderme e a externa quando se introduz água, por meio de produtos cosméticos, nas camadas mais externas da pele.

"No verão, as altas temperaturas fazem com que o corpo produza mais suor, levando água das camadas mais profundas para a epiderme, mantendo a pele sempre hidratada. No inverno, a produção de suor diminui e o corpo deixa de contar com esta alternativa de hidratação, sendo fundamental o uso de hidratantes. Para evitar o ressecamento é importante realizar hidratação profunda e nutrição da pele. Essa nutrição prepara a pele para os tratamentos estéticos, tanto no rosto como no corpo" destaca Tatiana.

Os raios solares no inverno, mesmo que não pareçam, continuam sendo nocivos à pele. A fotoproteção é essencial não pela temperatura, mas sim pelas radiações a que a pele é exposta. Luzes de todas as origens podem ser motivos de aceleração do envelhecimento e do aparecimento de manchas na pele, desde luzes de casa às radiações de monitores e TVs.

Muitas pessoas desconhecem que mais de 80% da radiação ultravioleta que atinge a pele durante a vida corresponde a exposição do dia-a-dia. Tal exposição é muito maior do que quando se vai à praia. "Por isso, se engana quem pensa que a ausência do sol está diretamente ligada ao fim dos cuidados com proteção, mesmo no inverno, o filtro solar deve ser usado todos os dias, inclusive nos dias nublados, chuvosos e aqueles dias em que não vamos sair de casa", completa a fisioterapeuta.

Devido à menor incidência dos raios solares, a temporada fria é o período ideal para a realização de tratamentos estéticos para a pele, pois, com o clima mais frio, as pessoas diminuem a exposição ao sol permitindo melhores resultados para os tratamentos e reduzindo os riscos de manchas ou outros efeitos indesejados.

Contudo, sempre se deve levar em conta a palavra de um especialista na hora de escolher o melhor tratamento. De fato existem muitas técnicas que melhoram a qualidade da pele, cabe a opinião do especialista ao seu paciente e planejamento adequados para se determinar o melhor tratamento que solucione os principais problemas com a ajuda desta estação benéfica aos tratamentos estéticos da pele.

veja também