Cuidados pós-verão são necessários para retardar o envelhecimento

Cuidados pós-verão são necessários para retardar o envelhecimento

Atualizado: Quinta-feira, 15 Janeiro de 2009 as 12

Sol, mar, piscina... O verão sempre deixa muitas recordações agradáveis, mas também algumas marcas nada desejáveis como pele ressecada, "descascados" e até manchas. Aí é hora de tomar as devidas providências para revitalizar a pele e mantê-la hidratada e saudável.

Nestes casos, esfoliação e hidratação são as palavras de ordem para recuperar a beleza e maciez da pele do corpo e, principalmente, do rosto que é a região mais delicada e mais exposta também. "Como o organismo perde mais água do que repomos, a pele vai ressecando e as células da superfície vão descamando, provocando o ressecamento e a aspereza", enfatiza o cosmetólogo e mestre em Dermofarmácia e Tecnologia de Cosméticos, Marcelo Schulman, ao comentar sobre a desidratação da pele muito comum nessa época do ano.

Lembrando ainda que as manchas podem ser provocadas por agentes químicos ou mesmo em conseqüência de alguma disfunção do organismo. "À medida que a pele é exposta ao sol, fica mais morena, alterando o pigmento natural na camada superficial, devido ao processo que as radiações ultravioletas A e B desencadeiam no organismo", explica o Schulman. Conseqüentemente, a pele pode apresentar coloração irregular dando origem às indesejáveis manchas de sol.

Quatro passos são fundamentais para suavizar tais marcas e proporcionar uma cor uniforme e proporcionar aspecto saudável à pele:

1º. Passo - Higienização Facial: Dar preferência aos sabonetes equilibrantes à base de extrato de arroz, isoflavonas e camomila, indicado para peles sensíveis e com propriedades hidratantes, calmantes, purificantes e que devolvem a luminosidade natural da pele.

2º. Passo - Esfoliação Facial: O mais indicado são os peelings suaves e com ativos que possuem propriedades suavizantes e de clareamento como, por exemplo, argila verde e quartzo.

3º. Passo - Tonificação Facial: Para repor os líquidos essenciais à pele, aplicar uma loção à base de extrato de arroz, ácido glicirrético e isoflavonas que, juntos, devolvem a luminosidade da pele, hidratam e acalmam a pele.

4º. Passo - Hidratação Intensa: Durante o dia usar um hidratante facial com propriedade calmante, revitalizante, clareadora, remineralizante e com fator de proteção solar. O especialista recomenda algum produto à base de extrato de bambu, rico em sílica, polissacarídeos, proteínas e vitaminas A, B1, B2 e C. Pelo fato da pele estar extremamente desidratada em decorrência da exposição excessiva ao sol, o cosmetólogo recomenda ainda o uso de algum produto à base de moist 24 que proporcionará hidratação prolongada 24 horas. Lembrando que o hidrante diurno é obrigatório conter fator de proteç&ati lde;o solar (FPS).

veja também