Cuidar dos cabelos é muito mais barato do que consertar

Cuidar dos cabelos é muito mais barato do que consertar

Atualizado: Segunda-feira, 1 Dezembro de 2008 as 12

Quando o verão se aproxima, normalmente, as pessoas se preocupam apenas com a pele. No entanto, os cabelos sofrem tanto ou até mais com o sol, mar, piscina e vento e precisam de proteção e de tratamentos antes de serem agredidos pelos efeitos da estação mais quente do ano. "A conhecida frase 'quando eu voltar da praia eu faço uma hidratação' está totalmente incorreta", afirma Mônica Rodrigues, assessora de imagem pessoal (AIP). "Os cabelos devem ser tratados antes, durante e depois da exposição ao sol", alerta a AIP.

Neste período os cabelos sofrem os chamados "danos mecânicos" e os resultados podem ser desde uma simples opacidade até a perda de pigmentos. As famosas pontas duplas provenientes do ressecamento, o cabelo esverdeado e a sensibilização da fibra capilar, que deixam os fios quebradiços, são alguns dos danos sofridos nesta época.

"Alguns cuidados podem ser tomados sem a necessidade de uma infinidade de produtos", comenta Mônica. Lavar os cabelos o mais rápido possível e evitar que os fios fiquem por muito tempo com resíduos da água do mar ou piscina é muito importante. Além disso, é fundamental sempre hidratar os fios. Outra dica interessante é utilizar produtos com proteção UV, pois funcionam como os protetores solares que passamos na pele. Por isso devem ser reaplicados depois de entrar na água.

Mônica gosta de lembrar suas clientes que é sempre mais barato cuidar dos cabelos do que reparar os danos. Por isso recomenda algumas linhas de produtos específicas para o verão que trazem ótimos resultados e agradam a todos os bolsos como Redken Uv Rescue, Kérastase Soleil, Lanza Swim & Sun e Bonacure After Sun.

Hoje a escova progressiva é moda e as mulheres adoram a praticidade que ela proporciona, porém, "apesar de deixar os cabelos com ótima aparência, ela dificulta a absorção de nutrientes", afirma Mônica. "Se fizer uma progressiva e for à praia ou piscina, redobre os cuidados." Ao voltar da praia também é necessário nutrir os fios antes de fazer a escova progressiva, pois ela sela as cutículas temporariamente.

Dicas

Use e abuse de produtos como máscaras e leave-ins com FPS. Eles devem ser utilizados antes, durante e depois da exposição ao sol.

  Empresas de cosméticos como Redken, Bonacure e Kerastase oferecem tratamentos pré e pós-sol. Consulte seu cabeleireiro.

  Em casos de contato com o cloro, procurem cosméticos com pigmentos que previnam e corrigem as alterações de cor.

  A água do mar resseca os fios, hidrate os cabelos sempre que possível.

  Evite xampus com PH muito alto, como os de limpeza profunda. Além de não ajudarem nos casos de resíduos de sal ou cloro, ainda deixam os cabelos desprotegidos e mais sensíveis.

  Procure os produtos para tratamentos noturnos, aqueles que agem enquanto você dorme. Os resultados são ótimos.

  Fuja das técnicas caseiras, como clarear as pontas usando apenas água oxigenada ou similares. Estes produtos deixam os fios alaranjados e ressecam o cabelo.  

veja também