Cuidar dos lábios é fundamental para aparência do batom e do gloss

Cuidar dos lábios é fundamental para aparência do batom e do gloss

Atualizado: Sexta-feira, 16 Outubro de 2009 as 12

Com o passar do tempo, o excesso de sol e a falta de cuidado com os lábios, eles vão ficando mais ressecados, perdem a elasticidade, ficam mais murchinhos e muitas vezes até perdem aquela cor de saúde. Além disso, pessoas com a pele sensível podem ficar com essa região descamando e ardendo, parecendo que estão com a boca assada.

Segundo a dermatologista Carla Vidal, a pele dos lábios é uma semimucosa e precisa de cuidados redobrados e diários. Quem dorme de boca aberta ou quem vive molhando os lábios com saliva pode deixá-los ainda mais desidratados. Para começar, ela indica a proteção solar, sempre.

- Procure por um hidratante labial com fator de proteção solar 30 para o dia-a-dia e com fator 50 para a exposição solar mais prolongada, como nos dias que você vai à praia ou faz exercícios ao ar livre.

Ainda de acordo com Carla, a esfoliação nos lábios não é necessária.

- Muita gente acha que tem que fazer esfoliação antes de aplicar o batom, para ficar mais bonito, mas isso agride a pele sensível dos lábios e pode causar traumas a eles.

É importante destacar que por mais bonito, caro ou especial que o batom seja, ele nunca vai deixar a maquiagem bonita e sofisticada se a boca não estiver hidratada. Para isso, não basta apenas aplicar um hidratante labial antes de passar o batom.

- A região dos lábios possui muitas rachaduras e sulcos. E a perda de colágeno, que confere mais elasticidade e viço à pele, agrava bastante esses problemas. Por isso, é fundamental aplicar um hidratante mais cremoso antes de dormir, que não precisa ter fator de proteção solar.

Você pode encontrar em farmácias ou perfumarias bálsamos labiais específicos para serem usados de noite. Eles são bem mais consistentes e têm maior concentração de ativos, parecendo uma pasta.

- A hidratação diária nos lábios vai fazer com que as ruguinhas se autopreencham e vão deixar o contorno da boca mais firme e bonito.

Se você tem pele sensível, procure por hidratantes hipoalergênicos e preste atenção ao batom que você está usando, pois segundo Carla, as substâncias que fixam o batom na boca podem causar alergias em algumas pessoas.

veja também