Cuide bem das mãos

Cuide bem das mãos

Atualizado: Sexta-feira, 18 Novembro de 2011 as 9:11

As mãos são diariamente expostas aos agentes externos e estão sempre em contato com a água e substâncias químicas. Como praticamente não têm tecido adiposo, elas são extremamente sensíveis e necessitam de cuidados especiais.

1 - Mãos ressecadas podem ser hidratadas com a aplicação de um cataplasma semanal de iogurte e ovo. Misture 2 colheres de sopa de iogurte, 1 colher de sopa de coalhada, 1 gema de ovo, 1 colher de sopa de mel e 1 colher de sopa de suco de limão. Aplique uma camada de cerca de 3 mm de espessura nas mãos, deixe agir por 15 minutos e enxágue com água morna.

2 - Esta esfoliação também suaviza a aspereza das mãos: misture 1 colher de chá de açúcar com pequena quantidade de suco de limão e de toranja (grapefruit). Esfregue sobre as mãos, enxaguando em seguida com água morna.

3 - Esta mistura de mel e óleo deixa a pele das mãos aveludada: junte 1 colher de chá de mel com 2 colheres de chá de óleo de amêndoas e massageie as mãos limpas e secas. Deixe agir durante a noite (use luvas de algodão) e enxague de manhã com água morna.

4 - Prepare uma emulsão hidratante misturando 100 ml de leite morno com 1 colher de chá de mel e o suco de ½ limão. Lave as mãos com a loção.

5 - Uma infusão de erva doce (funcho) ajuda a recuperar a maciez de mãos ásperas. É recomendável preparar a seguinte loção pela manhã: misture 8 colheres de sopa de sementes de erva doce com 300 ml de água fervente, reserve por 10 minutos, coe e deixe esfriar. Sempre que lavar as mãos, mergulhe-as em seguida na loção por 2 minutos. 

6 - Essa máscara cheirosa vai deixar suas mãos lisas e macias:

Ingredientes:

 ½ pepino  1 clara de ovo  1 colher de sopa de iogurte  1 colher de sopa de óleo de abacate  1 colher de chá de suco de limão  2 gotas de óleo de menta

Modo de fazer:

1 - Faça um purê do pepino com a casca e bata bem uma clara de ovo. 2 - Misture todos os ingredientes e aplique a pasta resultante sobre as mãos. 3 - Deixe agir por 15 minutos e lave as mãos com água morna. 4 - Repita o processo uma vez por semana. 

veja também