Cuide de suas unhas

Cuide de suas unhas

Atualizado: Sexta-feira, 2 Setembro de 2011 as 1:46

Para manter as unhas das mãos sempre belas, são necessários alguns cuidados especiais antes de esmaltá-las. Fazer a manicure com regularidade é o primeiro passo. “Se você fizer as unhas semanalmente seu esmalte irá durar em média seis dias.

Mas, sem esses cuidados prévios, ele pode estragar com mais facilidade”, afirma Jeniffer Wiles, especialista em unhas e diretora da Mavala International Manicure School.

O ideal é retirar o esmalte antigo e hidratar bastante a região pelo menos um dia antes da nova pintura para que as unhas possam descansar. “O esmalte cria uma película impermeável nas unhas e, se usado constantemente, pode fragilizar e ressecar a lâmina ungueal”, explica a dermatologista Celina Ponte.

Cuidados básicos – “Para obter um bom resultado ao esmaltar as unhas, é fundamental lixá-las no formato que preferir (redondo ou quadrado) e hidratar as cutículas”, orienta Jeniffer. O recomendado é não cortar a cutícula, já que assim o tecido vivo da pele também é retirado, enfraquecendo a proteção natural contra bactérias, vírus e fungos.

“É bom lembrar também que o trauma na cutícula provocado por instrumentos não devidamente esterilizados pode provocar doenças virais de transmissão sanguínea, como a hepatite”, alerta Celina.

Ao cortar a cutícula com o alicate, a tendência é que ela volte mais forte e mais grossa, pois o corpo vai tentar compensar os danos. “A melhor forma de lidar com elas é hidratando-as todos os dias, mesmo esmaltadas, e utilizando um removedor de cutículas uma vez por semana que retira somente a parte morta. Para finalizar, é só empurrá-las”, completa Jeniffer.

A hidratação adequada também pode prevenir unhas quebradiças. Segundo Celina, primeiramente é necessário descartar distúrbios metabólicos como falta de ferro, anemia, problemas de tireóide ou outras alterações hormonais.

“Existem bases pré-esmalte que ajudam a deixar as unhas mais resistentes e complexos vitamínicos de uso oral que  ajudam nesse processo”, sugere. Outra precaução é tomar cuidado para alergias a esmaltes comuns. Nestes casos, optar por esmaltes antialérgicos pode ajudar.

Cores para o inverno – O esmalte tornou-se um verdadeiro acessório na vida das mulheres, que procuram estar sempre antenadas às tendências de cores. “Hoje em dia a mulher já não vive sem os esmaltes. Eles servem para melhorar a produção, modificar o humor e aumentar a auto-estima”, comenta o diretor e colorista da marca Speciallità Vicenzo Barrella.

O treinador e maquiador da Givenchy, Marcus Bari, conta as principais tendências da marca para esta estação: “Apostamos em tons mais escuros, como o marrom, o cinza e o vermelho. A inspiração para a coleção foi a noite sóbria, ou seja, tons discretos, pois não trabalhamos com brilho e misturas de cores”, ressalta.

A Risqué também resolveu optar pela sobriedade de cores para o inverno. “As tendências são cores clássicas e sóbrias, como o nude, o azul intenso e os dourados metálicos. Releituras de tons vermelhos também estarão em alta, bem como cores que remetem à noite, como as peroladas e mais intensas”, aponta Gabriela Garcia, diretora executiva da Hypermarcas.

veja também