Óculos de aros grandes e grossos é tendência

Óculos de aros grandes e grossos é tendência

Atualizado: Terça-feira, 6 Abril de 2010 as 12

Moda que começou nas passarelas internacionais, cai no gosto de famosos e chega às ruas

Quem teve que usar óculos de grau por necessidade certamente foi chamado, pelo menos nos tempos da escola, de nerd (que o diga Bela, a feia da novela da Record!).

Mas, hoje, o acessório deixou de ser coisa de certinhos, comportados e viciados em tecnologia pra cair nas graças dos descolados e antenados na moda.

Forte tendência em vários países, não é difícil perceber que o estilo geek (nerd, em inglês) já pegou por aqui também.

As armações de tamanho grande e forma desajeitada saíram das salas de aula para ocupar lugar de destaque nas produções de moda cheias de ironia, charme e, às vezes, nenhum grau!

Segundo o consultora Valentina Zahran, já estão chegando às lojas os óculos de lente plana.

- Esses óculos, também conhecidos como "clear lenses", imitam a estética dos óculos oftalmológicos, mas suas lentes transparentes não têm grau algum.

A proposta nesse caso é apenas ter uma desculpa para caprichar nas armações com ares retrô - redondas e quadradas - sem se preocupar com os padrões tradicionais de beleza.

- Com esses óculos, as pessoas querem somente reafirmar um estilo e acentuar a personalidade.

Famosos-oculos

Valentina aposta nas clássicas armações quadradas e pretas e suas variações.

- Cores como azul marinho, vermelho, amarelo, fluorescente e caramelo, em modelos de acetato também fazem bonito.

Percebendo o potencial desse mercado, estilistas renomados cada vez mais investem neste nicho, fazendo coleções próprias que ganham cara nova a cada estação e viram tendência mundo afora.

Nesta temporada, os modelos mais arredondados ou tipo gatinho, com os cantos mais angulosos, tomaram de vez o lugar dos clássicos modelos retangulares, tradicionalmente mais discretos.

Versões que seguem modismo dos óculos de sol também prometem ser bastante usadas, principalmente nos padrões Aviador e Wayfarer, nos rostos dos jovens mais moderninhos, explica Valentina.

Já o stylist Gustavo Garcês ressalta que, mais do que seguir tendências, o importante na hora de escolher seus óculos geeks, "com grau, sem grau ou mesmo até sem lentes", é a sua personalidade.

- Como tudo na moda, tudo depende do seu perfil. Se você tem humor para brincar, vai ficar lindo com óculos verdes. Agora, se você é superclássico, vai parecer que está usando os óculos da sua filha de cinco anos! A vantagem é que hoje existem opções para todos os gostos.

por Glauco Sabino

veja também