Da moda, ao que ela é

Da moda, ao que ela é

Atualizado: Segunda-feira, 15 Outubro de 2012 as 1:41

Moda: do latim “modus”, significa modo ou maneira.
 
Exceto pelos primeiros minutos de vida em que chegamos ao mundo apenas protegidos por nossa pele, estamos sempre nos preocupando com o que vestimos, ou temos pessoas que se preocupam por nós. Não adianta dizer que não, é involuntário. Fomos acostumados desde cedo dessa forma.
 
Não somente vestuário, a moda é muito mais que isso. Desde que sociedade existe, a moda a acompanha caminhando junto com a história humana.
 
Em um passeio pelas diferentes épocas do século XX é possível acompanhar as transformações socioculturais e a influência dos acontecimentos na moda.
 
“Se eu ressuscitar, dentro de 100 anos, não vou procurar compêndios de sociologia, nem de política, nem da arte. Para ver como anda a humanidade, apenas olharei o vestuário das pessoas nas ruas.”
 
Anatole France (1844-1924)
 
Década de 10
 
A primeira década do século XX, foi, sem dúvida, um período de transformações para a humanidade. A moda, que até então seguia os padrões da Belle Époque, com todos os adornos que eram de direito, ganhou praticidade, principalmente por causa da Primeira Guerra Mundial.
 
A silhueta das roupas, que até então marcavam o corpo, chegando a deformar algumas vezes, foram mudando, e, livre dos espartilhos, as mulheres também se viram com as saias mais curtas, alcançando a altura das canelas.  É aí que começa uma revolução na moda, mudando drasticamente o seu curso até os dias de hoje.

Por: Carolinne Aquino

 

veja também