Dê adeus aos cravos e espinhas

Dê adeus aos cravos e espinhas

Atualizado: Terça-feira, 29 Março de 2011 as 9:04

Ter a pele oleosa não é vantagem para ninguém, ainda mais quando ela vem com um adicional: cravos + espinhas. Essas duas inflamações causam desde grandes infecções até pequenas manchinhas na pele que custam a sair e podem ser sinal de má alimentação ou cauisas naturais do tipo de derme.

Se forem tratadas por um bom dermatologista, fica fácil de cuidar, mas mesmo assim é preciso ter alguns cuidados básicos que mantém a pele saudável e longe dessas indesejadas feridinhas

Cuidados básicos

- A limpeza básica da pele deve ser feita com água fria, pelo menos três vezes ao dia, mas sem exagero! Se for lavada muitas vezes, o efeito de limpá-las inverte, ou seja, a secreção do sebo aumenta e acaba deixando o rosto ainda mais oleoso. Aposte nos sabonetes neutros para retirar as impurezas.

- Aplique produtos adstringentes uma vez por semana.

- Os protetores solares em gel são os mais indicados para este tipo de pele – aplique-o todos os dias e reaplique a cada 2h, independente do sol.

Limpeza de pele

Nas clínicas de estética a limpeza de pele é feita por profissionais. A tecnologia também permite que aparelhos façam o processo por sucção, sem que a esteticista precise espremer os cravinhos com a mão, diminuindo as chances de inflamações. As espinhas não devem ser retiradas, elas saem com o tempo e a ajuda de pomadas cicatrizantes.

Em casa, tirar os cravos e espinhas pode ser fácil, principalmente depois do banho, mas além da agressão, uma manchinha ou outra pode ficar na pele. Para se prevenir dos pequenos deslizes, confira a receita e o passo a passo.

Receita

Ferva água em uma vasilha e acrescente algumas folhas das ervas:

Alecrim: ativa a circulação do sangue no rosto.

Hortelã: purifica e estimula a pele.

Camomila: acalma e relaxa a pele, deixando-a macia e delicada.

Posicione seu rosto em cima da vasilha com as ervas, a uma distância de aproximadamente 45 cm da água, e cubra a sua cabeça com uma toalha para deixar que o vapor penetre nos poros por alguns minutos.

Passo a passo

Lave bem as mãos, principalmente debaixo das unhas. Retire os cravos com os dedos que devem estar cobertos por uma gaze, algodão ou lenços de papel. Não use as unhas, elas podem conter bactérias, apesar de bem esterilizadas, e causar infecções nos poros. Seja cuidadosa com a sua pele, não insista naqueles mais resistentes.

A aliança pode ser uma ótima saída. Com a pele úmida e macia, os poros estão bem abertos e os cravos saem facilmente quando o anel é passado na diagonal.

Finalize com uma máscara para o seu tipo de pele e pescoço. Se a pele ficar repuxada e seca, use seu hidratante de costume.

veja também