De que forma cada tipo de pele reage à passagem do tempo?

De que forma cada tipo de pele reage à passagem do tempo?

Atualizado: Terça-feira, 22 Março de 2011 as 9:11

Impedir de vez o envelhecimento é impossível. Entretanto, está ao nosso alcance evitar os efeitos que a passagem do tempo pode causar na nossa pele. Para isso, é preciso descobrir o ponto fraco do seu tipo. Confira abaixo as explicações que a cirurgiã plástica Cristina Pires Camargo revelou à revista BOA FORMA e comece já a cuidar da sua cútis:

- Branca

Por esse tipo de pele ter pouca melanina (pigmento escuro), ela sofre mais agressões do sol e está mais propensa a desenvolver rugas. Por isso, o uso do filtro solar com alta proteção precisa estar na lista dos cuidados diários. Além disso, a flacidez – queda das maçãs do rosto, da pele na região da mandíbula e dos sulcos da região do nariz – também é uma grande vilã. Sendo assim, não se esqueça de hidratar esses locais todos os dias, de evitar o cigarro e ainda de praticar ginástica facial.

- Asiática

Assim como as mulatas e morenas-claras, a pele da asiática costuma manchar com facilidade. Então, passar filtro solar também deve fazer parte dos seus cuidados diários. É comum ainda os lábios murcharem e as pálpebras caírem com o passar dos anos. Portanto, vale considerar o preenchimento à base de ácido hialurônico e aplicação de botox para tratar cada problema. Mas, antes, é preciso procurar um especialista para receber o diagnóstico.

- Negra

Manchas e flacidez são quase raras nesse tipo de pele. Isso porque, além de naturalmente mais protegida contra o sol, ela é mais espessa e firme. Em compensação, justamente por conta da musculatura forte, ela está mais propensa a apresentar vincos de expressão. No ritual de beleza, inclua então o creme antirrugas para zonas estratégicas, como a região entre as sobrancelhas, por conter maior concentração de ativos.

veja também