Decore a casa com flores da estação

Decore a casa com flores da estação

Atualizado: Terça-feira, 20 Dezembro de 2011 as 10:48

Com a primavera, tudo fica mais florido e colorido. Que tal aproveitar a estação para decorar a casa de uma forma especial? As flores costumam ficar mais baratas, então abuse de margaridas, gérberas, frésias, rosas, lisiantos, lírios... Também é tempo de orquídeas e hortênsias.  Com tantas opções, será fácil deixar sua casa linda sem gastar muito.

Nessa época do ano, há uma infinidade de flores para escolher. A decoradora Mari de Oliveira, de Mairiporã (SP), explica quais os tipos mais duráveis: “as margaridas são baratas e uma das mais resistentes; as rosas e lisiantos são vendidas por um preço intermediário e duram muito também”.

Na hora de compor seu arranjo, pense nos detalhes, como o vaso e as folhagens que deverão acompanhar as flores. Entre as folhagens mais usadas estão o tango, que tem folhas longas no tom amarelado, e o junco, que tem formato cilíndrico e é verde-escuro. “O tango combina mais com flores coloridas. Já o junco funciona bem em todas as composições”, afirma.

A escolha do vaso tem a ver com o estilo e o gosto pessoal de cada uma. “Não existe uma regra. É possível criar arranjos em vasos de vidro, de plástico... Vai depender da imaginação e do estilo de quem está decorando.”

Confira algumas dicas da decoradora para deixar o ambiente florido e bonito. Sua casa vai ganhar novos ares.

Sala – É o cômodo no qual mais se pode ousar. Para a mesa de centro, pode-se usar arranjos baixos ou altos. “Vai depender do espaço que a pessoa tem. Um arranjo de hortênsias, por exemplo, combina com ambientes mais amplos.” Para as mesas de canto, as rosas são indicadas, assim como a boca-de-leão.

Quarto – O ideal é usar flores com perfume leve. “As orquídeas Phalaenopolis têm pouco aroma. Elas podem ser plantadas em vasos ou compradas em maços para fazer um arranjo. Neste caso, prefira vasos altos.”

Cozinha – Os bonsais são delicados e duram por muito tempo.

Lavabo – É indicado um solitário com girassol ou uma gérbera.  “O solitário dá um toque de sofisticação para o ambiente”, analisa Mari.

Para dar uma graça a mais na produção, procure combinar as flores com pequenos objetos decorativos, como porta-retratos e bibelôs.

Para conservar as flores por mais tempo, Mari aconselha: "cortar o caule embaixo da água enquanto estiver montando o vaso e manter as flores em local fresco são medidas que fazem com que elas durem mais".

Aproveite esses momentos para relaxar enquanto decora a sua casa. Que tal chamar também seu marido ou seus filhos para ajudar na tarefa?

Com um toque pessoal, sua casa vai ficar muito mais bonita. Sua família e seus amigos vão sentir a diferença do ambiente. 

veja também