Decore sua casa para o Natal de forma segura

Decore sua casa para o Natal de forma segura

Atualizado: Segunda-feira, 12 Dezembro de 2011 as 9:27

O Natal já está chegando e é hora de começar a pensar na decoração da casa para esta data tão especial. Mas além de bonita e iluminada, a decoração natalina precisa ser bem instalada para não colocar sua família em risco.

Se você tem crianças em casa, redobre os cuidados. Os enfeites que decoram a árvore parecem inofensivos à primeira vista, mas escondem certos perigos para os pequenos e só devem ser manuseados por adultos.

Para não ter problemas, alguns cuidados precisam ser tomados desde a compra dos adereços. É muito importante observar se os produtos tem o selo do Inmetro, que garantem sua qualidade.

No caso das lampadinhas de Natal, os famoso pisca-pisca, este selo é ainda mais importante porque assegura que o material é resistente e tem bom isolamento elétrico para evitar choques e curtos circuitos.

Se forem feitas com produtos de qualidade duvidosa e com “gambiarras”, as instalações elétricas também podem provocar incêndios e acabar com a alegria da festa.

O primeiro cuidado, portanto, é usar luzes e enfeites adequados para o local em que será feita a instalação. Se a intenção é iluminar a área externa da casa, é preciso comprar enfeites com proteção, já que eles ficarão expostos ao sol e chuva.

Se for aproveitar os itens da decoração natalina de anos anteriores, cheque tudo para verificar se não há fios desencapados, lâmpadas queimadas ou tomadas estragadas.

Outro cuidado que se deve ter para uma decoração natalina segura é nunca utilizar fita crepe ou fita adesiva para fixar as luzes. Prefira usar fita isolante.

Também é preciso ter atenção para não ligar muitas lâmpadas na mesma tomada, em extensões, pois pode haver sobrecarga. Deve-se evitar ainda colocar as luzes próximas de enfeites de papel, além de cortinas, sofás e outros itens que possam pegar fogo com facilidade.

Fonte da imagem: Dicas de Mulher

veja também