Deixe as mãos jovens e livre-se do envelhecimento

Deixe as mãos jovens e livre-se do envelhecimento

Atualizado: Quinta-feira, 14 Outubro de 2010 as 10:34

A idade chega e os sinais do envelhecimento começam a aparecer. Apesar dos inúmeros tratamentos e cremes antiidades, a mão ganha destaque no processo de alteração do corpo. Isso acontece porque o fotoenvelhecimento e às agressões do cotidiano afetam o estado da pele e a aparência das mãos.

"A derme, camada da pele composta principalmente por fibras de colágeno, possui espessuras variáveis ao longo do organismo. Na mão sua espessura é menor, portanto existe uma menor quantidade de fibras. Por isso, podemos concluir que a mão pode envelhecer mais rápido que outras partes do corpo", explica Marjorie Melo, especialista em Dermatologia Clínica e Cosmiatria, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Membro da Academia Americana de Dermatologia.

Os primeiros sinais de envelhecimento surgem a partir dos 25 anos de idade, as unhas ganham coloração amarelada, as manchas aparecem e a pele fica flácida. Por isso, o ideal é manter o cuidado diário, a fim de reduzir as alterações. "É importante lavar as mãos com sabonete de PH fisiológico para não ressecá-las, hidratar com um creme ou loção com FPS. Quando falamos em fotoproteção, o cuidado deve ser o mesmo para rosto, colo e dorso de mãos. Lembrando que nas mãos, a reaplicação deveria ser mais freqüente pelo hábito de lavá-las", orienta a dermatologista.

Para aliviar as melanoses solares (manchas), todos os peelings feitos no rosto podem ser feitos nas mãos. Tomando sempre muito cuidado de não ser muito agressivo porque o processo de cicatrização na mão é pior do que no rosto. "Gosto muito do resultado do peeling de pasta de ATA (ácido tricloroacético – que pode ser líquido ou em pasta) 15% nessa região. Na forma de pasta, o ácido é mais fácil de ser aplicado, porque garante uma distribuição homogênea na região a ser tratada. O resultado é uma descamação da área, promovendo uma renovação celular e clareamento da mão", conta Marjorie.

As unhas compostas por queratina também envelhecem e ficam frágeis, com aspecto amarelado e ondulações. Essas alterações podem aparecer devido a problemas de saúde como tireóide, anemia, problemas de circulação e deficiências nutricionais. Por isso, é importante manter uma alimentação rica em ferro e proteínas de alta qualidade e vitaminas do complexo B e C.

veja também