Depois de aproveitar o sol, a praia e a piscina é hora de recuperar as madeixas

Depois de aproveitar o sol, a praia e a piscina é hora de recuperar as madeixas

Atualizado: Sexta-feira, 6 Fevereiro de 2009 as 12

Depois de uma boa praia, piscina e de se expor ao sol e vento intenso durante muitos dias, os cabelos perdem a vitalidade e o brilho, ficando com um aspecto maltratado. Mas ainda há solução. Os avanços dos cosméticos e dos tratamentos são a saída para devolver a beleza natural.

Na verdade os raios solares, o vento, o sal, o cloro e as altas temperaturas removem a umidade natural e destroem a queratina do cabelo. Com isso, os fios perdem "massa", ficam frágeis e quebradiços. "O quadro se agrava se o cabelo já estiver danificado pelo excesso de secador e chapinha, abuso de processos químicos e dieta desequilibrada", explica a hair stylist Marlene Naibert do salão Studio Z (309 Sul).

E continua: "Os raios UV penetram no interior do fio (córtex), onde ficam os pigmentos naturais e artificiais, oxidando-os. A agressão desbota os cabelos: os escuros ficam avermelhados e os loiros ganham um amarelado feio". Por isso a recuperação precisa ser iniciada o quanto antes, aliando tratamentos profundos a uma boa manutenção diária com produtos de qualidade.

Porém nada de tintura por enquanto. "Os cabelos estão frágeis. Mais uma agressão pode agravar o ressecamento dos fios. É preciso tratá-los antes de tingi-los, mas a cor pode ser devolvida com um banho de brilho, que apesar de desbotar mais rápido, disfarça as manchas e mudanças de cor", ressalta.

Uma boa opção para resgatar a qualidade do fio é a cauterização molecular, um tratamento que restaura a fundo os nutrientes perdidos. Segundo Marlene, a cauterização molecular faz uma recuperação completa e instantânea da fibra capilar danificada. Ela devolve a vitalidade aos cabelos agredidos.

Outras alternativas são a Nanoqueratização e a Nanonutrição. As técnicas são reposições de queratina e nutrientes, respectivamente. "Cada cabelo tem uma necessidade diferente. Analisamos o estado do fio e verificamos qual o tratamento ideal naquele caso", ressalta a hair stylist. Segundo ela ainda, os tratamentos consistem em selar a cutícula do cabelo com os produtos com uma nuvem de queratina ou de nutrientes, em seguida recebe o polímero, uma espécie de filme para proteger os fios.

Os cortes são sempre uma ótima saída. Marlene conta que com isso é possível fazer uma limpeza no cabelo, retirando fios fracos e com pontas duplas. "Será mais fácil restaurar o cabelo se retirarmos o que está bastante danificado. As pontas, por receberem em menor freqüência a oleosidade natural do cabelo, que ajuda a protegê-lo, ficam mais expostas às agressividade do verão", ressalta Marlene que considera a oportunidade de aderir às novas tendências de outono-inverno que estão chegando, com cabelos mais curtos e retos.

veja também