Dermatologista ensina a dar adeus às rugas ao redor dos lábios

Dermatologista ensina a dar adeus às rugas ao redor dos lábios

Atualizado: Quarta-feira, 14 Dezembro de 2011 as 9:43

Apesar de a predisposição genética ser um fator determinante para a ocorrência de rugas em torno dos lábios, popularmente chamadas de “código de barras”, maus hábitos como fumar e deixar de hidratar a pele ainda são os principais responsáveis pelo aparecimento das linhas no contorno dos lábios.

Deixar de fumar é o primeiro passo, mas não o único. Além disso, a hidratação também é essencial. Beber muita água, em média 1,5 litros por dia, ajuda a combater o problema porque hidrata de dentro para fora.  Além disso, utilizar produtos específicos para a hidratação dos lábios pode ajudar a evitar o problema. 

Segundo a dermatologista, filtros solares labiais enriquecidos com vitaminas A e E ou com ácido hialurônico ajudam a dar mais volume, hidratar os lábios e protegem contra câncer de pele na região. Como esses produtos tendem a ser transparentes e com alto poder hidratantes, uma boa dica é passá-los antes do batom que, além da proteção do filtro, oferece também uma barreira física contra os raios solares. 

Renovação celular e preenchedor

Os tratamentos para quem já tem as rugas vão depender da profundidade e da quantidade das marcas existentes. Para mulheres com poucas linhas, peelings químicos já têm um ótimo resultado, mas o tipo de produto utilizado deve ser indicado por um dermatologista, pois ele saberá a concentração indicada a cada caso. 

“Peelings estimulam a renovação celular e a formação de uma nova camada de pele, isso ajuda a acabar com as rugas em estágio inicial”, explica Carla Bortoloto, dermatologista clínica e cirúrgica do Instituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo e da Pele (IPTCP). Para mulheres com problemas intermediários ou em estágios avançados, ou até mesmo aquelas que querem um tratamento mais radical, sessões de laser fracionado de CO2 também têm um resultado bastante promissor. “Eles também estimulam a renovação celular porque chegam mais fundo do que os peelings químicos.”  

Uma terceira alternativa é utilizar um preenchedor de ácido hialurônico que dará mais volume aos lábios e ajudará a acabar com as rugas. “Esse tratamento tem o efeito suavizante das linhas e ainda proporciona lábios mais projetados e sensuais”, diz Carla.

veja também