Descubra 6 passos para manter pele fresca e longe da oleosidade

Descubra 6 passos para manter pele fresca e longe da oleosidade

Atualizado: Segunda-feira, 7 Novembro de 2011 as 11:55

Seis passos mostram como manter a pele fresquinha no calor 

O verão está chegando e com ele o calor, o que faz a pele transpirar mais. Para mantê-la fresquinha e longe da oleosidade, é indicado investir na ingestão de água para hidratar e na água termal borrifada no rosto para aliviar a sensação de calor.

A oleosidade da pele é um sistema de proteção combinado pelo suor e óleo que resultam um pH ácido contra ação de micro-organismos e confere elasticidade, maciez e viço. Quando essa pele é agredida por causa do ressecamento, excesso de espuma no banho, bucha, álcool e até mesmo o ar-condicionado, ela produz mais sebo. 

Por isso, de acordo com a Dra. Katia Haranaka, cirurgiã plástica e especialista em cuidados com a pele, evitar que a pele resseque é o principal fundamento para não ter uma pele oleosa. “Quando desidratamos a pele, ela entende como um estímulo para produzir mais sebo. Com isso, em três horas a pele fica mais oleosa, o chamado efeito rebote”, esclarece. Além disso, no verão, a pele tende a fica mais oleosa justamente pela exposição ao sol que acelera o ressecamento. 

O ideal é seguir alguns passos que podem ajudar muito no dia a dia. Confira:

1º passo – limpe  A limpeza deve ser feita logo pela manhã com sabonetes que não façam espuma ou com o uso de leite de limpeza sem álcool no algodão. 

2º passo – esfolie  O ideal é esfoliar duas vezes por semana. Esfoliantes ajudam a remover as células mortas, promovendo a renovação celular. 

3º passo – tonifique Diariamente, tonificar a pele auxilia na manutenção da hidratação natural da pele e fortalece seu tônus. 

4º passo – hidrate Feita os passos iniciais de limpeza, é hora de hidratar a pele com princípios ativos efetivos e base não oleosa, não creme. 

5º passo – aplique o protetor solar Em seguida, deve-se aplicar o filtro solar para o dia a dia com fator 26. Para exposição ao sol como praia, piscina, esportes ao ar livre, na presença de sol contínuo e suor, deve-se aplicar um bloqueador solar, isso quer dizer com fator acima de 40, pois ele possui uma barreia química. 

6º passo – à noite, repita tudo de novo À noite, limpe bem a pele como pela manhã e aplique um renovador celular do tipo AHA (Alfa-hidroxi-ácido) como o Ácido Mandélico 10%, indicado pela Dra. Katia, porque ele age na pele renovando as células e permitindo que o hidratante penetre, controlando o estímulo de secreção da unidade pelo-sebácea e a oleosidade, funcionando ainda como clareador de manchas.

Atenção: antes de começar qualquer tratamento, consultar um profissional para saber qual o seu tipo de pele e o produto mais adequado é sempre a melhor opção.

veja também