Desfrute do banho sem prejudicar a sua pele

Desfrute do banho sem prejudicar a sua pele

Atualizado: Sexta-feira, 22 Julho de 2011 as 9:33

A hora de tomar banho é o momento que muitas pessoas usam para relaxar e pensar na vida e, até mesmo, escutar uma bela música enquanto faz a higienização do corpo. Um banho quentinho sempre é gostoso após um longo dia de trabalho, seja na banheira ou no velho e bom chuveiro. Banho muito quente e demorado, contudo, pode ser prejudicial à beleza da pele. "O principal erro é tomar banho muito prolongado, com a água em temperatura excessivamente quente e utilizar o mesmo sabonete para lavar o rosto e o corpo. O banho quente resseca demais a pele, além de piorar quadros como caspa e outras dermatites", diz Jardis Volpe, Médico Cosmiatra e Membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética.

Os produtos utilizados durante o banho devem também ser escolhidos com rigor. O sabonete, principalmente, deve conter hidratantes na composição porque ajuda a deixar a pele mais sedosa e resistente às agressões externas, como o sol e a poluição, e ter o PH neutro ou alcalino, pois é o que mais se aproxima do PH da pele, evitando assim, qualquer tipo de irritação.

Há no mercado muitas opções de sabonete em barra ou em liquido. O dermatologista afirma que o sabonete liquido é mais indicado para o uso na face, porque o sabonete em barra possui mais agentes químicos. "Além da periculosidade da química presente no sabonete em barra, o sabonete em líquido é mais fácil de espalhar pelo rosto. O sabonete, entretanto, seja em barra ou liquido, serve para promover a limpeza da pele, mas o uso exagerado pode provocar irritações e ressecamento, uma vez que se retira o manto lipídico protetor da pele. Não é aconselhável usar buchas e esponjas sobre a pele, pois também pode retirar a proteção natural da pele", afirma Volpe.

Uma importante dica do médico para tonificar a pele é intercalar o banho, por alguns segundos, entre duchas de água quente e fria. Este processo acelera a circulação e ajuda a tonificar a pele, ou seja, é o chamado banho turco, que pode ser feito em casa sem problemas. "O choque térmico estimula a circulação sanguínea na pele, dando vigor e fortalecimento a ela. Mas, após o banho deve-se sair sempre do banheiro bem vestido, para não baixar demais a temperatura do corpo e com isso evitar gripes e resfriados", completa o médico cosmiatra.

Veja abaixo, mais algumas dicas do Dr. Jardis:

Os banhos quentes devem ser de, no máximo, 40º. O calor ajuda na vasodilatação e promove relaxamento corporal.  

  O melhor momento de se usar um creme ou hidratante é logo após o banho, com a pele recém-seca, onde a penetração é bem maior, pois o banho retira parte da gordura da pele, o que facilita a penetração dos cremes.  

  Pessoas com peles muito secas podem usar um sabonete neutro em partes como genitálias, axilas, mãos e pés, e usar os óleos de banho no restante do corpo, deixando agir por alguns minutos e depois enxaguar completamente. Para essas pessoas, o banho tem que ser morno e não demorado.

  Banhos de imersão com óleos de banho e água morna são uma boa opção de hidratação caseira. Após o banho, aplicar cremes hidratantes para o corpo e para o rosto.

veja também