Dicas ajudam a transformar roupas velhas em peças "novas"

Dicas ajudam a transformar roupas velhas em peças "novas"

Atualizado: Sexta-feira, 11 Novembro de 2011 as 8:02

Muitas vezes vamos ao guarda-roupa e pensamos que não temos roupa o suficiente para montar os looks do dia a dia. Na verdade, não imaginamos que podemos transformar peças antigas em novas. Com um toque só seu, as roupas que estão sem uso, ou mesmo aquelas que foram herdadas de sua família, podem se tornar peças criativas e únicas.  

Mas será que aqueles guardados são realmente úteis? A moda vai e vem. Por exemplo, a calça flare, a famosa boca de sino, ganhou um ar mais moderno e pode ser vista pelas ruas da cidade com muita facilidade. Nunca poderíamos imaginar que essa moda iria voltar um dia, não é? Essa é a prova: quando temos roupas feitas com um tecido bom, bem modelada, não precisamos nos desfazer delas.

E, então, como devemos fazer para reaproveitar algumas roupas consideradas velhas? A consultora de moda Érica Minchin, de São Paulo, dá a dica: “alterações menores, como ajustar o caimento de uma peça, fazer uma barra ou simplesmente tingir, geralmente resolvem muita coisa e podem ser feitas na maioria das peças”.

De acordo com a consultora, o investimento em uma reforma mais profunda só é válido se o material for bem bacana e estiver em ótimo estado. Nesse caso, a peça mais aconselhada para mexer “sem dó” é o vestido. Eles podem perder mangas, virar blusas, virar saias, serem ajustados... As saias também são transformadas com facilidade, sem perder o caimento, nem mexer muito na costura.

Que tal transformar aquela sua camisetinha básica com os retalhos e acessórios das peças antigas? As aplicações de rendas, tachas, bordados e outros materiais ajudam a transformar completamente uma camiseta.

Ela ainda pode ganhar mangas de crochê, um recorte rendado revelador nas costas, ou um bordado com miçangas e pedrarias ao redor do decote. “Com isso, a camiseta fica mais sofisticada”, garante Érica. Nada fica sem graça e velho por muito tempo. Pode acreditar.

E os colares e brincos, que sempre dão um ar mais gracioso ao visual vintage? Não deixe que eles passem batido por você.

Versáteis

A consultora de estilo Nicole Duarte, de São Paulo, diz que as melhores peças para serem revitalizadas são os jeans, os terninhos e os vestidos fresquinhos de verão. “Além de peças atemporais, são roupas que podem compor looks diversos, em qualquer momento da sua vida.”

Sabe aquele vestido surradinho de uns 10 verões atrás? Já imaginou colocá-lo com uma camisa jeans, um sapato do tipo espadrilha e uma pequena bolsa de mão? Pronto! Você já está pronta para sair com as suas amigas.

Além de ser melhor para o seu bolso, a aventura de se jogar dentro do armário pode lhe render muitas combinações que você nem imaginava. Não jogue fora peças boas da sua família: tente usá-las em conjunto com produtos mais atuais. As que não derem para serem reaproveitadas podem virar material para novas criações. Corte uma manga de crochê e aplique no seu vestidinho básico, por exemplo. Você terá um guarda-roupa novo sempre.

Não se esqueça de ensinar para suas amigas essas dicas. Vocês economizam juntas e ainda trabalham com a criatividade de cada uma. Com certeza, a brincadeira renderá ótimas peças! Que tal marcar um encontro entre amigas para exibir o novo (e velho) guarda-roupa?

veja também