Dicas de maquiagem para o verão

Dicas de maquiagem para o verão

Atualizado: Quarta-feira, 14 Janeiro de 2009 as 12

No verão, hidratar a pele e abusar do protetor solar é uma obrigação. Já na maquiagem, como na moda, menos é mais e a escolha de cada produto tem que ser certeira. O maquiador Pedro Henrique, dá dicas para não errar e conseguir um look atraente na estação mais vibrante do ano.

"A tendência para este ano é muito brilho, tons iluminadores e alegres, especialmente nos olhos e lábios. É essencial também atentar para a qualidade dos produtos utilizados para evitar alergias e outros problemas com a pele", explica o maquiador Pedro Henrique.

Pré-maquiagem

O ideal é que a pele esteja completamente limpa, tonificada e hidratada. Para isso, recomenda-se utilizar um gel de limpeza para remover as impurezas, em seguida aplicar um tônico facial e por fim um hidratante adequado ao tipo de pele.

"Intercalar o uso do tônico adequado ao tipo de pele com um indicado para a pele oleosa ajuda a controlar o aumento da oleosidade característico nesse período. Outra dica é utilizar hidratantes que já contenham filtro solar na formulação, que além de tratar também protegem a pele dos efeitos do sol", explica o especialista.

Para um maquiar leve e com luminosidade

A estação pede muita luminosidade e tons alegres, especialmente para os olhos e boca. Para tal efeito, o maquiador Pedro Henrique, recomenda sombras nas cores amarelas, laranjas e douradas. Para os lábios, batons entre as cores tomate e laranja.

"Logo após o preparo da pele, deve-se aplicar em todo o rosto uma base para corrigir as imperfeições e dar um aspecto uniforme. Depois da base, caso haja ainda alguma marquinha, deve-se aplicar o corretivo. Como a tendência da moda é um efeito bronzeado, a indústria cosmética preparou opções de hidratantes com cor, além dos já conhecidos pós com efeito bronzant", afirma Pedro.

"Após a aplicação da base e do pó com efeito bronzant, o ideal é usar um blush discreto que ajudará a equilibrar e valorizar o formato do rosto. Os tons da estação são os acobreados, alaranjados, o pêssego e o rosa. Para aplicar, utilizar sempre um pincel adequado fazendo movimentos circulares e ascendentes", diz o maquiador.

Para garantir o efeito luminoso aos olhos, é recomendado utilizar três tons de sombra: um mais escuro no canto externo dos olhos, um tom médio do centro côncavo até o canto interno, e um mais claro sob as sobrancelhas. Estão em alta os tons de amarelo, os alaranjados e acobreados. "Nessa época algumas mulheres dispensam o uso do lápis, mas vale a pena investir em um lápis no tom dourado. Uma dica essencial é sempre que utilizar o lápis, ter o cuidado de esfumá-lo para retirar o risco", aconselha o maquiador.

Outro item indispensável para compor qualquer look é o uso da máscara para os cílios. "Para não errar: evite os tons vibrantes. Essa união desarmoniza o efeito total da maquiagem. Para o verão o marrom é a cor mais indicada", afirma o profissional.

Neste verão a boca pede cores entre os tons tomate e laranja. O brilho nos lábios pode ser conseguido com a aplicação de um gloss transparente. Para aumentar a fixação do batom ou o volume dos lábios, a dica é utilizar uma base labial. Importante também esfumar os lábios após aplicar o contorno labial, isso garante disfarçar os traços e o resultado é uma maquiagem natural.

veja também