Dicas para cabelos bonitos

Dicas para cabelos bonitos

Atualizado: Terça-feira, 18 Outubro de 2011 as 1:10

Toda mulher sonha em desfilar lindas madeixas. E, para atingir este desejo, não se costuma poupar esforços. Muitas vezes, porém, por mais que se gaste com produtos e se consulte com bons profissionais, o resultado não é o esperado. Isso acontece porque – explica a hairstylist Lenir Bregantim, proprietária do salão paulistano NaBahia Arte em Cabelos – são importantíssimos dez passos para se conquistar cabelos bonitos e saudáveis de fato. Confira, a seguir, quais são esses mandamentos. 

Alimentação “Cultivar hábitos alimentares saudáveis é o primeiro passo para um cabelo bonito”, diz Lenir. A ingestão de vitaminas, óleos vegetais, zinco e nutrientes naturais garante vitalidade, força e brilho aos fios. 

Corte Cabelo sem corte, cheio de pontas, é sinônimo de fios mal cuidados. Por isso, agende sempre com seu cabeleireiro para ao menos aparar as pontas. A manutenção varia de acordo com o corte e com o processo químico, podendo ser de mensal até a cada três meses. 

Temperatura Água quente resseca os fios. “Nos dias frios, a dica é deixar a temperatura da água morna e tomar banhos mais rápidos para não sofrer tanto”, completa a cabeleireira. 

Máscara “Tenha sempre em casa máscaras hidratantes para utilizar uma vez por semana, com o objetivo de revitalizar os fios”, fala Lenir. 

Antirresíduos Não importa se seu cabelo é seco ou oleoso, o xampu antirresíduos é essencial para a saúde dos fios e sua completa higienização. “Ele tira as impurezas do cabelo, restos de produtos e oleosidade, que muitas vezes interferem na vitalidade e no brilho”, explica a hairstylist. Quem tem fios oleosos pode utilizá-lo de uma a duas vezes por semana, enquanto as donas de fios secos devem usá-lo uma vez a cada dez dias. No caso de madeixas normais, o intervalo indicado é semanal. 

Manutenção Não se trata apenas da manutenção do corte, mas também de processos químicos como tintura e alisamento. Avalie com o seu cabeleireiro de quanto em quanto tempo deve ser o intervalo entre uma aplicação e outra e respeite este período estabelecido. Raízes escuras ou crespas ou com o restante liso comprometem qualquer visual. 

Produtos Invista em bons produtos, mas isso não significa que eles devem ser necessariamente caros. O principal é optar sempre por xampus e condicionadores, entre outros, que sejam específicos para seu tipo de cabelo. 

Proteção Os fios devem ser protegidos tanto da ação do sol quanto do calor de chapinhas e secadores. “Antes da praia e piscina, aplique o protetor solar nos fios e, quando for utilizar o secador ou a chapinha, não se esqueça de nunca do protetor térmico”, recomenda Lenir. 

Hidratação extra Além dos cuidados diários com lavagens e aplicações semanais de máscaras nutritivas, invista em hidratação mais potente feita em salão uma vez por mês. “Ela faz toda a diferença, principalmente para quem tem o fio mais ressecado”, comenta. 

Finalização Não saia de casa sem um finalizador. “Eles trazem brilho, movimento e vitalidade aos fios. Basta escolher o que é ideal para você”, completa a hairstylist.

veja também