Dicas para cabelos masculinos saudáveis

Dicas para cabelos masculinos saudáveis

Atualizado: Terça-feira, 12 Abril de 2011 as 10:38

Muito se fala sobre como cuidar dos cabelos levando em conta o que as mulheres esperam como padrão de beleza para seus fios. No entanto, sabemos que há diferenças inquestionáveis no que se refere ao cabelo masculino   e feminino. Sem entrar no mérito dermatológico mas aprofundar no aspecto estético, o cabeleireiro Marcos Vianna – ele mesmo detentor de cabelos fartos, bonitos e saudáveis – afirma que todo homem pode ter cabelos bem cuidados a qualquer momento. “Não é porque nunca a pessoa cuidou do cabelo que mesmo com mais idade não terá como realçar a beleza do cabelo”, afirma, com base em sua clientela masculina com idades de cinco a oitenta anos.

O primeiro passo que Marcos ressalta como importante para cabelos masculinos saudáveis e bonitos é o cuidado regular na lavagem dos fios. Homens costumam cometer erros neste processo, explica Marcos. “A lavagem deve ser feita com shampoo apropriado para o tipo de cabelo, e não com sabonete em barra ou líquido, que tem pH muito diferente de um shampoo. Mesmo os cabelos com couro cabeludo oleoso precisam de condicionamento no final da lavagem até porque o processo do shampoo deixa os fios mais elétricos e o condicionador consegue equilibrar, o que resulta em fios menos arrepiados, difíceis e duros”, fala o profissional.

O segundo passo está na hora de enxugar o cabelo, que deve ser um processo calmo, e não repuxando os fios a ponto de quebra-los. Marcos explica que, se a pessoa passa a toalha nos fios como quem está “apagando incêndio”, a tendência é tracionar os fios, induzindo a queda. “O certo é enxugar os fios sem colocar força, e depois de tirar o excesso de água massagear o couro cabeludo para estimular a irrigação sanguínea. Um couro cabeludo irrigado reduz em muito a queda de cabelos, popularmente conhecida como alopecia”, explica.

Produtos de finalização voltados para o público masculino são, na opinião do profissional, excelentes para moldar os fios do jeito que a pessoa quiser, e ainda permanecer com um visual bacana por todo o dia. Ele explica que os novos produtos são formulados exatamente para quem passa o dia sob efeito de luz seja natural, seja artificial, ainda em ambientes com ressecamento – o ar condicionado dos escritórios – e mesmo a poluição do ar. Usar produtos femininos pode trazer algum desconforto? Na opinião de Marcos o que é desconfortável costuma ser o aroma, muito adocicado, e também o fato que produtos voltados a mulheres esperam fios longos e pesados, coisa menos comum nos homens.

Dentre os aspectos que realmente fazem a diferença no cabelo masculino, o que Marcos reitera que é fundamental é o consumo maior de água. Um corpo hidratado traduz uma pele hidratada e consequentemente um couro cabeludo hidratado. “O excesso de oleosidade é uma defesa do couro cabeludo por falta de hidratação”, ressalta. Isso fica ainda pior se a pessoa tiver hábitos de usar chapéus e bonés. “A cabeça coberta por boné transforma-se num forno com temperaturas até dois graus acima do resto do corpo, e o detalhe é que a pessoa sentiria isso se fosse nas mãos ou pés, mas como é no couro cabeludo este calor não é desconfortável. Muitos jovens começam a ter queda de cabelos por uso excessivo de bonés, ´por vezes ficando com a cabeça coberta mais de dez horas por dia”, alerta Marcos.

Para finalizar, Marcos Vianna afirma que o cabelo masculino é alvo de atenção tanto das mulheres quanto dos homens, principalmente quando se trata da primeira impressão. “Hoje sabemos que imagem é muito relevante numa negociação, num processo de seleção de candidatos. Fato é que uma pessoa com um visual bem cuidado torna-se visualmente mais agradável, e hoje coma tecnologia disponível todos podem usufruir da beleza dos cabelos como aliado na relação social, certo?” alerta Marcos.

veja também