Dicas para cuidar e proteger os fios

Dicas para cuidar e proteger os fios

Atualizado: Sexta-feira, 31 Janeiro de 2014 as 6

A rotina da mulher se em secar, esticar e alisas, para que os fios fiquem lindos. Assim como todo o corpo, os cabelos exigem cuidados antes e depois de utilizar o secador e chapinha. Além de serem os melhores amigos da mulher, é também o pior inimigo.
 
Para evitar danos as madeixas, a dermatologista Luciana Macedo de Oliveira, ensina algumas dicas de procedimentos necessários que a mulher deverá seguir.
 
Proteja
 Em primeiro lugar, não se pode esquecer de usar um creme termoprotetor. “Passe antes da chapinha e do secador. É importante, porque sela os fios, trazendo o benefício da proteção a eles”, diz Luciana.
 
cabelosMantenha distância
“Quanto mais próximo do couro cabeludo, maior o dano térmico”, explica a dermatologista. Por isso, ao secar as madeixas, o ideal é manter o secador distante da cabeça. Além disso, Luciana afirma que não é necessário usar um calor exagerado, “ela pode secar na temperatura mais fria, ou secar no morno e depois jogar um jato frio”, conta.
 
Cuide
 Para aquelas que fazem o uso contínuo da chapinha, Luciana aconselha aplicar óleos, como o de argan, após o processo. “Aplique bem pouquinho logo depois de passar a chapinha. Além de proteger a cutícula, o óleo dará um ar mais vivo ao cabelo recém-alisado”, diz.
 
Seque-os!
 Luciana também atenta ao uso da chapinha no cabelo molhado, “fazer isso queima ainda mais os fios”. Portanto, certifique-se de que as mechas estejam secas antes de usar a chapa alisadora.
 
Se não pode vencê-los...
 Por fim, Luciana indica evitar o uso excessivo desses acessórios, “quanto menos usar, melhor, assim não queimar tanto os fios”. Mas, caso você seja uma verdadeira viciada e não consiga largar a mão, ela recomenda fazer uma boa hidratação. “Se for em casa, faça duas vezes na semana, deixando os fios com creme na toalha por 20 minutinhos. Agora, se o estrago já estiver feito, a melhor opção é o salão, pois os produtos são mais concentrados e a hidratação será mais profunda”, diz.
 
 
Com informações de: Terra

veja também