Dicas para engordar

Dicas para engordar

Atualizado: Quinta-feira, 13 Janeiro de 2011 as 4:57

Enquanto a maioria das mulheres sofre com o desafio de perder peso, muitas delas não conseguem ganhar nem um quilinho, independentemente do que comam ou façam. Metabolismo acelerado e alimentação desregrada são alguns pontos que os especialistas levantam para explicar a dificuldade de ganho de massa. Qual dieta adotar para ganhar peso e, ao mesmo tempo, saúde?

A obesidade é considerada por muitos um sinal de maus hábitos alimentares, entretanto, como atesta Rosimeire Rosângela da Silva, endocrinologista da Clínica Montenegro Cirurgia Plástica, a magreza também não é um sinal de vida saudável. "Tanto os excessos quanto as deficiências são prejudiciais à saúde. A deficiência de gordura corporal prejudica a produção de alguns hormônios. Além disso, a gordura tem algumas funções vitais como a proteção dos órgãos e a manutenção da temperatura corporal", explica.

As causas para a dificuldade em ganhar peso são variadas, sendo o metabolismo o principal agente. "Tudo depende dele. Quando um indivíduo possui metabolismo acelerado, a tendência é utilizar toda a energia ingerida, até mesmo os excessos da alimentação", comenta a endocrinologista, que aponta a origem desse ritmo metabólico: "Pode ser natural ou uma patologia. Ele influencia diretamente no emagrecimento e no ganho de peso".

Na contramão do esforço coletivo de perda de peso, as magrelas podem se confundir na hora de iniciar um tratamento para engordar. "É fundamental ganhar peso com saúde. Temos que desenvolver hábitos alimentares saudáveis para que o aumento de peso não venha acompanhado de patologias relacionadas à má alimentação", alerta Rosimeire da Silva.

Cristiane Perroni, do consultório especializado em nutrição Espaço Nutriente, aponta os riscos de uma alimentação desregrada. "Ao comer de forma errada, ela vai adquirir massa gorda. No entanto, ela precisa ganhar musculatura, o que só vai acontecer através de uma dieta bem controlada", esclarece a nutricionista.

Quem quer aumentar medidas de maneira saudável deve ficar ligado nas dicas da nutricionista:

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