Dicas para entrar em forma depois da grevidez

Dicas para entrar em forma depois da grevidez

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:57

Lembra que comentamos aqui do baby boom do momento e até demos dica de moda para gestantes? É que várias celebridades anunciaram recentemente que serão futuras mamães. Entre elas Natalie Portman, Victoria Beckham, Kate Hudson, Jennifer Connelly, Rachel Zoe, Marion Cotillard, Daniele Suzuki, Mariah Carey e Taís Araújo. Por isso, hoje vamos dar dicas de como manter a forma depois de ter seu bebê.

Só quem já foi mãe entende como é difícil pensar em si mesma quando se tem um bebê. Apesar de lindos, eles exigem todo o seu tempo e atenção e, mesmo quando não dão trabalho nenhum, você quer ficar por perto. O problema é que, se não nos cuidarmos também, nossa auto-estima vai embora em segundos – e com ela o casamento, o trabalho... O jeito é se exercitar sem desgrudar do seu filhote. Quer saber como?

O personal trainer José Alexandre Filho, autor do programa de exercícios que deu origem ao livro “Em forma com seu bebê”, de Mirian Clark, explica que o segredo é aproveitar a rotina de mamãe para entrar em forma.

Como o recém-nascido exige atenção 24 horas por dia, não dá para fugir para a academia ou para o parque sozinha. Depois de liberada pelo seu ginecologista para praticar exercícios físicos, monte uma planilha com o seu bebê. O ideal é alternar diariamente caminhada e musculação, alongando antes e depois de cada exercício.

Mas o corpo não se recupera naturalmente? Quase. Após o parto, a distensão da pele pode causar estrias e flacidez, a queda dos hormônios pode deixá-la emocionalmente instável (levando-a a comer mais ou a se sentir feia) e o útero ainda dilatado faz com que a postura permaneça como na gravidez: barriga para a frente e bumbum para dentro. Não dá para ficar assim, dá? Portanto, vamos aos exercícios:

Você pode fazer a caminhada com o carrinho do bebê, fora do horário de sol (antes das 10h e depois das 17h) e em ritmo constante, parando sempre que precisar atender ao pequeno. Não se preocupe: esses intervalos não vão prejudicar o resultado, contanto que o tempo total de caminhada seja o planejado (45 min é um bom tempo).

Para a musculação, use os objetos do dia-a-dia: pacotes de fraldas e de lenços umedecidos podem ser ótimos pesinhos! Abdominais e agachamentos podem ser feitos normalmente no próprio quarto do bebê, usando a poltrona e o berço como apoios. Carregar o bebê também será um ótimo exercício para os braços, mas fique atenta à postura para não forçar a coluna.

Uma grande preocupação das mulheres após o parto é a elasticidade da musculatura do períneo, mas ela pode ser fortalecida com alguns exercícios. A dica é contrair e relaxar a região em séries de ritmos regulares, pelo menos três vezes ao dia. Alterne movimentos lentos e rápidos para um melhor resultado.

Vale lembrar que a prática de exercícios não prejudica a amamentação: muito pelo contrário, eles ajudam a relaxar, facilitando o processo. Além disso, amamentar é importante para criar um vínculo com a criança, e ainda contrai o útero, fazendo com que ele volte ao tamanho normal.

Para montar uma série adequada para você, consulte seu personal ou dê uma olhada no livro. O importante é não deixar de se cuidar.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições