Dicas para evitar a caspa.

Dicas para evitar a caspa.

Atualizado: Terça-feira, 29 Março de 2011 as 8:58

Você sofre de caspa? Mesmo que não, é bastante comum esse problema surgir de vez em quando, especialmente durante o inverno. Isso acontece porque, quando o tempo está frio, a raiz do cabelo tende a ficar excessivamente oleosa e, por isso, começa a descamação do couro cabeludo.

O resultado: além dos floquinhos brancos produzidos e da grande coceira na cabeça, existe o risco de proliferação de fungos, que só agravam a situação. Que horror! A boa notícia é que existe uma série de cuidados que você pode tomar no dia a dia para reduzir e até evitar a caspa. Anote!

Alimente-se bem

Quando consumidas em excesso, as comidas muito gordurosas, como frituras e doces, podem causar ou agravar a situação. O ideal é manter uma alimentação saudável e devidamente equilibrada, com frutas e verduras em abundância.

As glândulas do couro cabeludo têm forte relação com a desnutrição e com distúrbios digestivos. Então, não se esqueça de beber muita água. Evitar as bebidas alcoólicas também é recomendável: o álcool inibe a produção de algumas vitaminas do complexo B, causando o desequilíbrio das glândulas sebáceas.

Nada de estresse

O nervosismo age de forma negativa no corpo, causando a caspa, entre vários outros desequilíbrios. A baixa da imunidade corporal é o que diretamente contribui para o aparecimento dos “floquinhos brancos” na roupa. 

Durante o banho

Na hora de lavar os cabelos, cuide para que a água não seja tão quente. Altas temperaturas aceleram a produção de óleo das glândulas sebáceas. A temperatura ideal é aquela que faça você sentir um friozinho no couro cabeludo. E, ao contrário do que você pode ouvir dizerem, lavar o cabelo todos os dias faz bem! A limpeza diária ajuda a remover os resíduos que causam o excesso de oleosidade.

veja também