Dicas para manter os pés bonitos e bem cuidados

Dicas para manter os pés bonitos e bem cuidados

Atualizado: Segunda-feira, 6 Dezembro de 2010 as 9:51

Para compensar o desgaste natural dos pés, mudar alguns hábitos e adotar medidas simples ajudam a deixá-los bonitos, descansados e bem cuidados:

- Para retirar o excesso de calosidade, lixe a região dos calcanhares e a sola com uma lixa própria para os pés. O melhor momento para lixar os pés é depois do banho, já que a pele está mais mole.

- Para amolecer a pele dos pés, deixe-os de molho durante dez minutos em água morna com vinagre (para cada litro de água acrescente meio copo de vinagre). Em seguida massageie-os com óleo de amêndoas ou um creme hidratante.

- Para ter unhas apresentáveis, o ideal é empurrar a cutícula cuidadosamente com uma espátula própria. O excesso de pele pode ser removido com o alicate, mas tem de ter muito cuidado para não haver risco de inflamação.

- Lave bem os pés, passando uma esponja entre os dedos. Depois, seque-os bem os pés, pois a umidade acumulada pode dar origem a micoses.

- Na praia, coloque protetor solar nos pés. Apesar de terem uma pele mais resistente, não devem de forma alguma ser esquecidos.

- O escalda-pés é um ritual para manter os pés bonitos e relaxados. A água morna com sais e aromas alivia a tensão, aspereza e a dor dos calos formados pelo uso de sapatos apertados, com bico fino ou saltos altos.

- Para relaxar, massageie a planta dos pés com uma leve pressão. Aplique creme esfoliante para suavizar seus pés e, em seguida, faça a massagem com um creme hidratante refrescante.

- Experimente um banho alternado de pés, quente e frio. É um método simples, agradável e extremamente eficaz, que utiliza a água como forma de promover uma verdadeira ginástica dos vasos sanguíneos dos pés e das pernas. Isso ocorre porque os vasos periféricos se contraem com o estímulo da água fria, e com a água quente se dilatam.

veja também