Dicas para recuperar os estragos do verão. O corpo precisa de cuidados

Dicas para recuperar os estragos do verão. O corpo precisa de cuidados

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 09:55

Isso mesmo amigas(os), terminam as férias, o verão indo embora, nos olhamos no espelho, adoramos o bronzeado adquirido, mas a que preço? Cabelos ressecados pelo sol, água salgada, cloro e vento. A pele bronzeada mas meio ressecada, conheço gente que esta aí torcendo para não descascar, afinal esqueceu-se de reaplicar o protetor solar, outros nem levaram na viagem.

Preparei esse post principalmente para os desavisados a respeito do sol e do verão, não é de hoje que alertamos sobre os cuidados necessários quando nos expomos ao sol, mas na hora, na correria, muita coisa aprendida não desce a serra.

Existem alguns truques simples e práticos que podem ajudar a melhorar o quadro.

Para clarear as manchas, que podem surgir quando não se esfolia devidamente o rosto antes de sair ao sol – e isso é bem comum -, dica é: todos os dias, faça um creme à base de argila e levedura de cerveja, inibidores da melanina (pigmentação da pele). Os ingredientes você encontra em lojas de produtos naturais.

Misture uma colher (café) de levedura de cerveja, três colheres (sopa) de argila verde ou branca em pó e água suficiente para formar uma pasta mole, bem diluída. Aplique em forma de máscara e espere secar. Lave o rosto e passe protetor solar. Atenção: a mistura deve ser preparada na hora; como não tem conservantes, não dá para guardar e usar depois.

Agora, se o negócio é hidratar os lábios e fazê-los pararem de descascar, você sabia que suco de abacaxi, mamão e manteiga têm ação hidratante e esfoliante? Confira a receita: você vai precisar de uma colher (chá) de mamão ou uma colher (chá) de suco de abacaxi, e uma colher (chá) de manteiga sem sal (aqui também vale manteiga de cacau ou batom hidratante).

Para começar, faça um “peeling natural”: com o dedo, passe o suco de abacaxi ou o mamão diretamente nos lábios (desde que estejam descascando, mas não a ponto de rachar). O suco de abacaxi contém bromelina e o mamão, papaína – substâncias que afinam e amaciam a pele. Massageie, enxágue e passe a manteiga nos lábios. Em 20 minutos, ela será absorvida e você poderá usar o batom. Repita todos os dias, até a aparência da boca melhorar.

Se as noitadas lhe renderam boas olheiras, amenize-as com compressas de chá de camomila gelado. Use gaze, algodão ou o próprio saquinho do chá. Deixe agir por dez minutos e depois retire. O líquido gelado ajuda a contrair os vasos da região, suavizando o tom escuro das olheiras.

No verão é quase inevitável o aparecimento dos cravos, para amenizá-los faça uma limpeza na pele com mel e própolis, pelo menos uma vez por semana. Misture três colheres (sopa) de mel e uma colher (sopa) de própolis (comprado em forma líquida, em farmácias). Primeiramente, aqueça o mel em banho-maria até ele ficar mole. Adicione o própolis, misture bem e passe no rosto. Deixe agir por três minutos e enxágue. Essa máscara hidrata, abre os poros e acalma a pele.

A mesma argila verde da outra receita pode ser usada para fazer uma micro esfoliação na pele, misture uma colher (sopa) de argila verde em pó e água em quantidade suficiente para formar uma pastinha. Aplique no rosto, com movimentos leves e lave em seguida. Pode fazer diariamente, pois a argila não agride a pele. Isso removerá as impurezas – e os cravinhos – de forma suave, sem deixar marcas!

Já as sardas tendem a aumentar por conta da exposição ao sol, nesses casos o leite de amêndoas ajuda a clareá-las. Lave o rosto com água antes de dormir, depois esfregue suavemente com um lenço embebido em leite de amêndoas.

Já falamos bastante da pele, agora vem os cabelos. Para recuperar os cabelos danificados pelo verão você deve primeiro cortar as pontas danificadas. O uso de xampu anti-resíduo ajuda no processo, afinal ele vai remover resíduos em geral dos cabelos. Seu cabelo pode ficar meio ressecado com a lavagem, não se assuste, é assim mesmo, basta em seguida aplicar uma máscara natural para hidratá-lo.

Bata no liquidificador abacate, aveia, morango, iogurte e mel, até transformar numa mistura cremosa. Aplique nos cabelos já lavados e deixe agir por 30 minutos, com uma touca para manter o cabelo aquecido. Após os 30 minutos, retire a máscara com bastante água e passe o condicionador.

Nos salões de beleza também encontramos vários tipos de hidratação que prometem resgatar a fibra capilar, geralmente desenvolvidos pelas indústrias cosméticas com ingrediente sintéticos, que envolve a massagem dos fios em vigorosos movimentos para restaurar o brilho perdido.

Quanto às unhas do verão, recomendo usar um hidratante de mãos sempre que lavá-las. Crie esse hábito principalmente se estiver sem esmalte, isso “impermeabiliza” as garras. Passe loção na mão toda e massageie as cutículas com hidratante para que a circulação chegue à matriz da unha.

Caso a ponta quebre ou lasque, lixe a unha imediatamente – e sempre na mesma direção! Se quiser ficar uns dias sem esmalte, prefira deixar as unhas curtas. Assim, a chance de alguma delas quebrar é menor.

Aposte na ingestão de zinco! A falta desse mineral pode causar alterações nas unhas, como manchas brancas e linhas. Para consumir zinco, procure comer carne bovina, ovos, grãos integrais e sementes oleaginosas, como amêndoas.

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições