Dicas preciosas para cuidar da pele em cada fase da vida

Dicas preciosas para cuidar da pele em cada fase da vida

Atualizado: Sexta-feira, 21 Janeiro de 2011 as 9:01

Controle aos 20...

Nessa etapa, basta combater a oleosidade excessiva para acabar com os poros dilatados, o brilho exagerado, a acne e as manchas que ela pode causar. Seu principal aliado é a limpeza de pele completa. Uma boa hidratação com produtos à base de ácido hialurônico, aquaporine ou aquaxyl também é recomendada pelo dermatologista Marcelo Bellini, de São Paulo. "Melhor ainda se o creme trouxer zinco, que reduz a atividade das glândulas sebáceas, e peróxido de benzoíla, hamamélis ou ácidos glicólico ou retinoico, que combatem a acne", completa o médico. Mas atenção: para o hidratante funcionar direito, é essencial limpar a pele duas vezes ao dia.

· Segredo das famosas:

Carol Castro

"Logo que acordo uso espuma de limpeza, para controlar a oleosidade, alterno dois hidratantes, um que combate o ressecamento e outro para pele sensível, e finalizo com filtro com FPS 30. À noite,. Aplico creme com rosa mosqueta que deixa o toque e o tom uniforme."

Gisele Itié

"Acredito na hidratação de dentro para fora. Por isso, todo santo dia bebo muita água. Também já faz parte da minha rotina limpar, tonificar, hidratar e proteger o rosto pela manhã e esfoliar a pele, uma vez por semana, com uma misturinha de açúcar, mel e hidratante ensinada pela minha avó"

Prevenção aos 30...

Radicais livres, manchas escuras de depilação e perda da firmeza. É contra eles que você tem que lutar nessa fase da vida para adiar ao máximo o aparecimento dos primeiros sinais do envelhecimento, que podem acrescentar uns bons anos ao seu RG. O negócio, então, é se antecipar a esses problemas tomando alguns cuidados simples, como limpar, tonificar e hidratar o rosto duas vezes ao dia e aplicar protetor solar com FPS 20, no mínimo. Para quem tem pele oleosa ou mista, o sabonete com calêndula ou hamamélis é uma boa pedida, pois ajuda a controlar a produção de sebo. Já para a seca, sensível ou normal, a melhor opção é a aloe vera, que tem propriedades emolientes e cicatrizantes. "Quanto a hidratantes, indico para as maiores de 30 os enriquecidos com vitamina C a 10%. Nessa concentração, o creme consegue clarear as marcas, reduzir a ação dos radicais livres e, consequentemente, frear a formação de rugas", diz o dermatologista Adilson Costa, de São Paulo.

· Segredo das famosas:

Guilhermina Guinle

"Meu ritual de beleza inclui lavar o rosto duas vezes ao dia, sempre enxaguando com água fria, e passar adstringente com ácido salicílico. Depois, aplico sérum com vitamina C e filtro solar com ativos regeneradores de dia e ácido leve à noite, para combater as linhas finas."

Luciana Gimenez

"Cresci com a minha avó dizendo: "Você é o que você come". Por isso não relaxo com a dieta. Já os cuidados com a pele começaram na adolescência, quando decidi ser modelo. Desde então, não saio sem protetor nem durmo maquiada ou sem hidratante."

Atitude aos 40...

O momento pede que você mude as estratégias - leia-se usar mais cremes e em concentrações mais altas, além de aumentar o FPS do protetor - para combater inimigos de peso, como manchas de sol, queda dos hormônios e flacidez. O primeiro passo é usar sabonete, tônico, hidratante, creme para a área dos olhos e protetor solar toda manhã, nessa ordem. À noite, alterne creme firmador e ácido retinoico ou glicólico para combater a flacidez e estimular a renovação celular, respectivamente. "Uma vez por semana é importante fazer também uma esfoliação para eliminar células mortas e, a cada seis meses, aplicar toxina botulínica para suavizar rugas e vincos", conta Flávia Martelli.

· Segredo das famosas:

Carolina Ferraz

"A vida toda usei protetor solar; mas aumentei o fator de proteção de uns anos para cá porque o sol no Rio de Janeiro não está para brincadeira! Na praia, uso o mesmo produto, que tem FPS 70 e é livre de óleo, para não entupir os poros e causar acne e, claro, um bom chapelão."

Claudia Ohana

"Abusei do sol na juventude e ganhei algumas manchinhas. Para combatê-las, capricho no hidratante e no protetor FPS 60 e uso um creme clareador de dia e outro à noite. Já a flacidez, previno fazendo biquinho, sorrindo e abrindo e fechando a boca enquanto dirijo."

Mais ação aos 50...

É possível, sim, exibir uma pele sem manchas hormonais, lisinha e viçosa nessa faixa etária. Mas isso vai exigir mais dedicação do que você tinha aos 30. Afinal, a barreira de proteção e a firmeza cutânea já não são mais as mesmas. Diante desse quadro, é preciso lançar mão de produtos multifuncionais, como um sabonete rico em óleos vegetais, que confere hidratação; tônico em forma de água termal, que acalma a pele; e protetor solar com ativos antioxidantes. Três vezes por semana é indicado passar, à noite, ácido glicólico, kójico, retinoico ou salicílico para provocar uma descamação suave e estimular o colágeno.

· Segredo das famosas:

Lília Cabral

"Após limpar o rosto com demaquilante e espuma de limpeza, aplico um creme anti-idade com óleos essenciais e outro para a área dos olhos com ácido hialurônico e água termal, que minimiza as rugas e as bolsas. Fora isso, não fumo, não exagero no sol e evito comida gordurosa."

Angela Vieira

"Para prevenir as manchas, uso FPS 60 e vou ao dermatologista a cada três meses para ver se está na hora de trocar o hidratante do dia e o ácido retinoico da noite. Evito ainda ingerir enlatados, molhos gordurosos e frituras e preparo as refeições apenas com óleo de babaçu ou de coco."

Disciplina aos 60...

Beleza, saúde e bem-estar têm que caminhar juntos nessa fase e fazer parte do seu dia a dia para que manchas, vincos e flacidez não fiquem tão intensos e a maturidade seja conferida só nas suas atitudes. É por essa razão que os cuidados com a face, o colo e o pescoço aos 60 anos precisam ser inseridos na rotina assim como escovar os dentes e tomar banho. E isso inclui higienizar, tonificar, hidratar, nutrir e proteger a pele contra o sol duas vezes ao dia - a única diferença é que, à noite, você deve substituir o hidratante e o protetor por um creme anti-idade à base de vitaminas C e E e ácidos, caso do retinoico e o glicólico Já a limpeza de pele profissional, para remover os comedões e melhorar a absorção dos cosméticos, é indicada uma vez por mês. A toxina botulínica e o preenchimento com ácido hialurônico também são bem-vindos: a primeira é indicada a cada seis meses e o segundo a cada oito.

· Segredo das famosas:

Regina Duarte

"Ao acordar, lavo o rosto somente com água fria, para não retirar a oleosidade natural da pele, e aplico um protetor com FPS 15, se vou ficar num ambiente fechado; 50, para caminhar na praia; ou bloqueador tonalizante, quando tenho uma reunião. Arremato com blush."

Wanderléa

"Meu segredo para melhorar o tônus e o brilho é fazer, a cada 15 dias, a massagem esplendorosa com a esteticista Roseli Siqueira, de São Paulo. Além de trabalhar a musculatura do rosto com manobras de deslizamento e pressão, ela usa um creme de cacau que hidrata a fundo."

veja também