Diminua a celulite até o verão

Diminua a celulite até o verão

Atualizado: Quarta-feira, 28 Outubro de 2009 as 12

A contagem regressiva para o verão finalmente começou e nada melhor do que um feriado para nos fazer avaliar - de maneira crítica, claro - todos os defeitinhos do nosso corpo. E é aí que entra a preocupação com a celulite (ela de novo!). Mas antes de se desesperar e dar o seu caso como perdido, lembre-se de duas coisas: a primeira é que sempre existe alguém pior do que você; e a segunda é que no universo dos cosméticos e da estética sempre existem algumas dicas que se encaixam perfeitamente para o seu tipo de problema.

Ainda não existe nada que vá fazer a sua celulite desaparerer por completo, mas o mais perto de "milagre" que os pesquisadores, dermatologistas e esteticistas chegaram para combatê-la é o trio creme + massagem + exercício. Antes de começar seu plano infalível para desfilar de biquini menos tímida, saiba que a celulite está relacionada ao acúmulo de gordura nas células do tecido adiposo. Ou seja, se você conseguir chegar e se manter em seu peso ideal, o seu grau de celulite certamente vai diminuir. Portanto, tenha uma alimentação balanceada, beba dois litros de água por dia, coma de três e três horas (evitando pular refeições ou fazer ?lanchinhos? calóricos) e mantenha-se o mais longe que puder dos doces e carboidratos, principalmente no período da noite, quando o seu metabolismo fica mais lento e a queima de gordura também.

Cremes anticelulite

Saber escolher o creme anticelulite também é fundamental. A tecnologia presente nesses cosméticos evoluiu bastante e não tem por que não aproveitar essa evolução. Procure por produtos que contenham os seguintes princípios ativos:

- Cafeína - de acordo com Andrea Viegas, gerente de produtos da Elancyl, a cafeína está presente em praticamente todos os anticelulites e é bastante conhecida pelo seu poder de acelerar a queima de gordura.

- Extrato de hidroálcool - promove a microcirculação sangüínea, que é essencial para a eliminação das toxinas que se acumulam nos tecidos da pele.

- Xantoxilina - patenteado pelos Laboratórios Pierre Fabre Dermo-Cosmétique, esse novo princípio tem dupla ação. Ele estimula a queima de gordura no período da manhã e inibe o acúmulo de gordura durante a noite.

- Retinol - bastante conhecido no tratamento da celulite, ele estimula a atividade celular e diminui o acúmulo de gordura.

Além desses ativos, que não são encontrados juntos em um só produto, é importante que o seu creme também possua algum ativo que hidrate a pele, pois com a pele hidratada e brilhante, você previne o aparecimento de estrias e consegue amenizar o aspecto da celulite. Ureia, óleos essenciais derivados de plantas e de oleaginosas, ácido hialurônico (substância que preenche os espaços entre as células e é responspavel pela elasticidade da pele), e o HMC (substância anti-radicais livres, que protege as fibras de colágeno, evitando a flacidez) são bons princípios hidratantes.

Segundo Andrea, é fundamental que os cremes sejam aplicados pela manhã e depois do banho - para o creme ser melhor aproveitado e absorvido pela pele - e com a ajuda de uma massagem circular, fazendo uma leve pressão com a ponta dos dedos sob a pele, como se a pessoa quisesse locomover a gordura daquelas regiões (coxas, bumbum, culote e barriga) para a região da virilha - que é considerada o ponto de escoamento de toxinas, pelos princípios da drenagem linfática.

Além disso, não tem como a celulite diminuir se a pessoa levar uma vida sedentária. E, por incrível que pareça, caminhar diariamente durante uma hora é um exercício tranquilo, prazeroso e muito bom para combater os furinhos indesejados e o excesso de peso.

veja também