Dormir com maquiagem acelera o evelhecimento

Dormir com maquiagem acelera o evelhecimento

Atualizado: Quinta-feira, 11 Dezembro de 2008 as 12

Fim de ano é sinônimo de muita festa. Confraternizações de empresas, entre amigos, Natal, Ano Novo são ótimas possibilidades para caprichar no visual. A maquiagem é parte principal desta produção, mas os cuidados com a procedência dos produtos, data de validade e, principalmente, a retirada do make são essenciais para manter a pele saudável e bonita.

"Para muitas mulheres, a maquiagem tem grande durabilidade e a atenção ao observar a data de validade a cada uso é essencial. Produtos usados após o vencimento podem trazer irritação cutânea com danos enormes e tratamento lento", afirma o dermatologista Cesar Cuono, de São Paulo.

Perigo maior ainda é dormir com a maquiagem. Estes tipos de cosméticos tapam os poros e não permitem que a derme respire corretamente. "Em médio prazo, a pele perderá a viscosidade, se tornará mais oleosa e o envelhecimento será acelerado", ressalta Dr. Cuono.

A higienização deve ser feita com aplicação de um demaquilante, no mínimo duas vezes, seguida de lavagem com sabonete. "Para certificar que a maquiagem foi retirada completamente, pegue um algodão umedecido com água e passe no rosto. Caso ainda haja resquícios do make, repita a lavagem. Para finalizar, aplique a loção tônica e, em seguida, o hidratante.", ensina.

"Caso o cansaço seja grande e a disposição pequena, passe, pelo menos, o demaquilante até perceber que a pintura foi removida", finaliza o Cesar Cuono, médico dermatologista.

veja também