Drenagem com reflexologia diminui medidas e combate estresse

Drenagem linfática com reflexologia é opção de tratamento

Atualizado: Sexta-feira, 31 Agosto de 2012 as 3:53

União de conhecidos tratamentos feitos em clínicas de estética, a drenagem linfática com reflexologia surge como opção para mulheres que buscam reduzir medidas e relaxar ao mesmo tempo. Na técnica, manobras de massagem eliminam a gordura localizada junto das toxinas da pele, enquanto o contato com os pés reequilibra a harmonia do corpo.  

Primeiro a drenagem linfática é aplicada em todo o corpo, durante 30 minutos. Para isso, são usados cremes à base de cânfora, cafeína e outros princípios ativos termogênicos que agem contra as gordurinhas. A técnica, que pode ser manual ou mecânica, tem como objetivo eliminar o excesso de líquidos e toxinas acumulados entre as células.

“O acúmulo de líquidos é natural, mas precisa ser diminuído para não provocar inchaço”, diz Leonardo Cucco esteticista da Medicatriz Dermocosméticos. O procedimento manual é feito com movimentos de pressão suaves e lentos. Já na drenagem mecânica, placas de borracha são ligadas à eletricidade, percorrendo o corpo e emitindo leves choques na pele. 

Em seguida, a reflexologia é feita com escalda-pés e sais que relaxam o corpo. No momento da aplicação da técnica milenar oriental, o estresse é aliviado e, também, pode ser feito o combate aos problemas causados por doenças específicas. “A reflexologia é indicada para indivíduos com muita tensão muscular e ansiosos porque reordena os pontos de energia dos órgãos”, afirma Thabata Martins, massoterapeuta do Zahra Spa & Estética, de São Paulo.

Mas o tratamento não para o por aí. Após os dois procedimentos, as pernas e os pés são massageados para ativar a circulação sanguínea e fortalecer os músculos. “Com isso, o tratamento melhora o funcionamento vascular do corpo, o que ajuda na circulação do sangue e de líquidos”, explica Leonardo.

Mais benefícios

O tratamento que custa, em média, R$ 50, faz muito mais pelo corpo. A partir da drenagem linfática com reflexologia, é possível reforçar a imunidade, estimular a regeneração dos tecidos, combater a celulite, as estrias e a gordura localizada. Além disso, é relaxante e tranquilizante aliviando as tensões musculares e, ainda, melhorando a ação anti-inflamatória do organismo.

Mas atenção: a união das técnicas apresenta restrições. Gestantes, indivíduos com infecções agudas, asma brônquica, e insuficiência cardíaca não podem submeter-se à drenagem linfática com reflexologia.

veja também