Entenda a tendência dos cabelos curtos com ondas

Entenda a tendência dos cabelos curtos com ondas

Atualizado: Terça-feira, 15 Dezembro de 2009 as 12

Para o verão 2010, os cabeleireiros esperam madeixas mais soltas e naturais.

Além disso, o comprimento dos fios tende a diminuir, pois em dias quentes é mais confortável ter as costas e os ombros livres. Portanto, essa é uma época bem propícia para se falar em mudança de visual e ficar de olho nas tendências nacionais e internacionais.

Vale ficar atenta às revistas, às novelas, aos filmes, aos desfiles de moda e até mesmo às pessoas que circulam nas ruas.

O R7 consultou a especialista Cris Narvaes, da AbáMGT, que está antenada a tudo isso e já assinou a beleza de dezenas de desfiles e acabou de fazer o visual da modelo Flávia Oliveira na capa da revista Vogue Brasil de novembro deste ano.

R7 - Está se falando muito nos cabelos curtos, na altura do queixo ou do pescoço. Mas qual é o corte mais moderno para o verão 2010? Ele não é mais o estilo chanel tradicional, certo?

Cris Narvaes - Não, pois o chanel tradicional tem a base reta e nós estamos em uma época em que se valoriza muito o corte desestruturado. Muitas atrizes já estão exibindo esse visual, como é o caso da Vanessa Camargo, da Mariana Ximenes, e da cantora Rihanna, por exemplo.

R7 - Além do corte curto, há também uma tendência de enfatizar as ondas e os cachos, o que deixa a mulher mais feminina. Existe aí uma mistura dos anos 20, nos quais as mulheres exibiam um corte Chanel bem curtinho, com os anos 40, época na qual as mulheres caprichavam na ondulação das madeixas?

Cris - Sem dúvida podemos dizer que há uma reeleitura dessas décadas. Mas o toque moderno está justamente nesse aspecto mais natural dos fios e das pontinhas mais leves e desfiadas.

R7 -  E como é feito esse corte moderno?

Cris - O curto desestruturado pode ser feito a partir de um corte chanel clássico e depois ser todo desfiado, em maior ou menor grau, dependendo do efeito que a pessoa quiser atingir. Desfiar as pontas garante a leveza do caimento dos fios, tira aquele aspecto de triângulo do corte curto com base reta e contribui para que o volume fique mais harmônico.

R7 - Toda mulher pode ter esse corte?

Cris - Na verdade, esse é um cabelo que fica melhor em quem tem o rosto mais delicado, pois o volume dele compensa o contorno do rosto. As mulheres que têm cabelos crespos precisam tomar cuidado para não aumentar o volume. O ideal é que elas deixem os fios um pouco mais compridos, ou que façam um relaxamento, para suavizar as ondulações.

R7 - É fácil manter esse cabelo bonito?

Cris - Esse tipo de corte parece que não exige nenhuma manutenção, mas isso não é verdade. Se a pessoa já possui os fios ondulados ou cacheados, ela pode enfatizar isso com leave-in modelador. Se os fios forem lisos ou se as ondas forem suaves, a pessoa pode secar o cabelo como de costume e depois utilizar um ou baby liss largo apenas em algumas mechinhas estratégicas.  Também recomendo aparar as pontas no salão pelo menos uma vez por mês.

R7 - Existe alguma cor de cabelo que fica perfeita com esse tipo de corte?

Cris - Tanto faz. Por se tratar de um estilo mais despojado, a pessoa pode optar por deixar a ponta levemente mais clara, ou fazer algumas mechinhas douradas aleatórias. Nos cabelos mais escuros, o efeito das ondas aparece menos.

por: Nadia Heisler

veja também