Entenda as características e diferenças da pele negra

Entenda as características e diferenças da pele negra

Atualizado: Sexta-feira, 18 Março de 2011 as 9:33

A pele negra possui características próprias, diferentes da pele clara. Além de ser mais resistente, ganha a aparência de pele mais jovem e hidratada. Isso acontece pela capacidade de proteção natural devido à quantidade de melanina.

“Esse fator é importante e resulta em uma maior proteção natural ao sol e, consequente, menor grau de fotoenvelhecimento (envelhecimento precoce causado pelo sol). Outra característica é que a pele negra desenvolve câncer da pele com frequência bem menor que a pele branca”, explica a dermatologista Carla Albuquerque.

Apesar das características, a pele negra tende a ser mais oleosa que a pele clara, esse fator pode desencadear problemas como acne, foliculites (pequenas lesões inflamadas nos poros). Além da maior predisposição a ter quelóides.

Por esses motivos, a pele negra necessita de alguns cuidados diferenciados. “Esse tipo de pele tende a ser mais mista a oleosa, por isso os cuidados com cremes devem seguir o tipo e padrão específicas com essas características. Produtos hidratantes e anti-aging podem ser usados, desde que tenham características oil-free”, orienta o dermatologista Jardis Volpe.

As mulheres negras têm mais tonicidade e massa muscular, por esse motivo dificilmente tem problemas com celulite e flacidez. Mas, devem tomar cuidado com estrias, pois a pele rompe com mais facilidade. Outra desvantagem é que a maioria dos lasers não pode ser usados em peles negras, pois há risco de complicações, como manchas e cicatrizes. Por isso, cuidado ao escolher os tratamentos para pele.

veja também