Entenda porque as vezes o seu cabelo não cresce

Entenda porque as vezes o seu cabelo não cresce

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:43

"O meu cabelo não cresce!". O cabeleireiro Paulo Paes do salão Yes de São Paulo, está bem acostumado a ouvir essa frase de suas clientes, mas apesar da maioria de nós termos certeza do que estamos falando na hora da reclamação, ele explica que dificilmente isso é o que realmente está acontecendo.  

De acordo com Paulo, todos os cabelos crescem entre 1 e 1,5 cm por mês, mas o problema é que muitas vezes o cabelo está fraco e acaba quebrando ou caindo e isso dá a falsa impressão de que os fios não estão crescendo. "É bastante comum o cabelo ficar quebradiço devido ao uso de química, nesses casos é importante que a pessoa faça hidratações ou cauterizações, que conseguem controlar o PH do cabelo".

E aquela frase que todas nós já ouvimos de nossas mães de que cortar o cabelo faz com que ele cresça mais rápido? O cabeleireiro explica que ao cortar o cabelo conseguimos visualizar melhor o seu crescimento, já que como o cabelo não cresce de forma igual fica difícil visualizar. Sem contar que os fios ficam mais bonitos sem pontas duplas e ressecadas. A dica é pelo menos aparar as pontas a cada três ou quatro meses.

Para toda regra existe uma exceção, por isso, se na maioria dos casos o cabelo está crescendo sim, pode acontecer dele não estar. Mas aí a questão vai além dos fios. A dermatologista especializada em tratamento capilar da Clínica Tykocinski Medical Group, Leila Block, explica geralmente o problema acontece por causa de problemas como anemia e deficiência de ferro. "O tratamento é feito com reposição de vitaminas para corrigir esses problemas. Também devemos repor as proteínas principalmente em mulheres que estão em dieta alimentar".

Algumas situações retardam o crescimento do cabelo, por isso se você está sonhando com um cabelo longo e saudável a dica é evitar esses problemas. A deficiência nutricional, em especial as de ferro, zinco, selênio, complexo B e aminoácidos é uma delas então é importante aumentar o consumo de frutas secas como nozes, castanha do pará e amêndoas. "Cuidar do couro cabeludo, principalmente no controle de oleosidade, também é fundamental para ajudar o cabelo a crescer de forma equilibrada".

Apesar das possíveis causas a dermatologista alerta: "Ao perceber que o cabelo não está crescendo menos de um centímetro ao mês, é importante procurar ajuda de um médico dermatologista".

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições