Entenda porque seus cabelos demoram tanto para crescer

Eles pararam de crescer

Atualizado: Quarta-feira, 25 Abril de 2012 as 9:39

Você não consegue entender, faz de tudo mas os seus cabelos demoram anos e anos para crescerem consideravelmente, quando chegam em um comprimento adequado já está na hora de cortar por causa do ressecamento das pontas.

Confira alguns motivos que podem explicar tamanha dificuldade para que esse processo aconteça:

Genética

Há pessoas que já nascem  com predisposição a terem fios mais finos e ralos. Uma opção para tentar mudar essa situação seria uso de medicamentos.  Alguns remédios atuam nos receptores hormonais e ajudam o cabelo a crescer.

Muita química

Quando você usa muita química no cabelo com tinturas ou progressivas, fragiliza o fio e facilita sua quebra. Contribuem para esses danos a chapinha e o secador também.

Para que isso não prejudique o crescimento e saúde dos seus cabelos você deve hidratá-los toda semana. Tirar a umidade dos fios antes de secá-los também é muito positivo, use por exemplo papel toalha para isso, ele absorve o excesso de água. Leavein termoprotetor com silicone protege os fios do calor e poupa os fios de tanto estrago.

Leia também:

Confira truques para evitar os fios arrepiados em dias úmidos

Saiba como controlar sua TPM

Alterações hormonais

As alterações podem provocar ressecamento, quebra e fios muitos frágeis. "Quando os receptores do bulbo capilar (que produz os fios) recebem hormônios alterados, há uma disfunção na produção de cabelo", diz o tricologista Valcinir Bedin.

Um endocrinologiste pode ajudar nesses casos, a alteração pode estar na hipófise, na tireoide, na suprarrenal ou nos ovários.

Oleosidade excessiva

O sebo faz com que o couro cabeludo inflame e os fios caiam mais rapidamente. A dica é usar xampu que controla a oleosidade e não tomar banho com água muito quente ou friccionar o couro cabeludo.

Falta de nutrientes

Alguns nutrientes são essenciais para que os fios tenham força para crescer, a falta de metais, principalmente zinco, cobre e ferro pode provocar a queda dos cabelos. A dica é comer carnes vermelhas, vegetais de folhas escuras (espinafre), frango, peixe, farinha de soja, lentilha e aveia.

 

 

 

Com informações de M de Mulher

veja também