Escolha o finalizador ideal para o seu cabelo

Escolha o finalizador ideal para o seu cabelo

Atualizado: Quinta-feira, 4 Fevereiro de 2010 as 12

O que você deseja:

a) acabar com o visual lambido

b) valorizar o corte

c) aumentar o brilho

d) definir os cachos

e) criar um liso perfeito

Seja qual for a resposta e o seu tipo de cabelo, saiba que existe um finalizador para cada um desses efeitos. Você só precisa acertar no tipo de produto, na quantidade e no jeito de aplicar. A gente ensina como.

Para dar volume

As donas de cabelo ralinho podem abusar da mousse para ganhar volume, principalmente na raiz. Mas olho vivo no rótulo: existem opções com fixação que varia de leve (com resultado sutil, ideal para os cortes curtos) a extraforte (para os compridos e pesados). A espuma é tão versátil que, além de dar um up, pode ser usada para formar ondas, alisar e domar os rebeldes. A quantidade também varia: o equivalente a uma noz, se o cabelo for curto, duas se for médio e três no longo. Aplique no cabelo úmido, dando ênfase à raiz, e, com os dedos, levante os fios, desgrudando-os da cabeça. Seque ao natural.

Para destacar as mechas

Ganhar balanço e leveza são alguns dos motivos para cortar o cabelo. E, para isso, também vale recorrer às pomadas ou ceras. Ambas têm funções semelhantes – estilizar e marcar as mechas. A pomada tem consistência um pouco mais espessa e confere efeito mais sutil do que a cera, que é pastosa e deve ser usada em cabelo curto ou na franja. "Não exagere na dose para não deixar o look ensebado", diz Paulo Persil, cabeleireiro do salão RW Persil, em São Paulo. "Seja qual for o comprimento, use uma quantidade mínima, algo como um grão de ervilha", alerta Rudi Werner, cabeleireiro do salão Werner Coiffeur, no Rio de Janeiro.

Para dar brilho

Cabelo sedoso é sexy. Mas, com o ressecamento causado por mechas ou outro tipo de química, esse efeito vai embora aos poucos – uma pena! A solução está no spray de brilho. Rico em silicone, o produto encapa o fio e funciona como um espelho que reflete a luz fazendo o cabelo parecer iluminado. Esse ingrediente ainda colabora para unir as pontas duplas até a próxima lavagem e deixar o toque macio. "Borrife o produto a 30 centímetros da cabeça com o cuidado de não exagerar num único ponto, o que pode deixar a área opaca e oleosa", fala o cabeleireiro Rudi Werner.

Para definir os cachos

Só quem tem fios crespos sabe: qualquer vento é motivo para o cacho desmanchar. O cabelo fica despenteado e o volume é controlado apenas na base do elástico. O que fazer? Dá-lhe ativador de cachos. O cosmético traz agentes hidratantes na fórmula, que ajudam a soltar as mechas. As novas versões não deixam um aspecto pesado. Para não errar na quantidade, comece com o equivalente a uma moeda de um real e aumente até sentir que os cachos estão maleáveis e modelados. "Espalhe o creme na palma das mãos e amasse as mechas de baixo para cima, sem usar o pente", avisa o cabeleireiro Cleber Lopes, de São Paulo.

Liso perfeito

Você se empenha para o seu cabelo ficar lisinho, como se ele fosse original de fábrica. Para ajudar, existe o creme antifrizz, uma aliado e tanto para assentar os fios rebeldes, agilizar a escova e prolongar o efeito da chapinha. A versão termoativada protege a fibra capilar do calor do secador e da prancha. Por conter silicone, ele encapa o fio, evitando não só o arrepiado mas também a ação da umidade, que acaba com todo o esforço. Ainda permite que a escova deslize mais fácil pelas mechas, acelerando a modelagem. "Dose a quantidade na raiz para que os fios dessa região não fiquem colados na cabeça", ensina Cleber Lopes.

Por Shâmia Salem

veja também