Escova progressiva deixa os lisos "no lugar"

Escova progressiva deixa os lisos "no lugar"

Atualizado: Quinta-feira, 22 Janeiro de 2009 as 12

A escova progressiva é febre entre as mulheres de cabelos crespos. Mas não é que as donas de cabelos lisos também querem aderir à moda? Parece mentira, mas não é. "Eu penso em fazer progressiva para deixar o cabelo todo arrumadinho. Mesmo meu cabelo sendo liso, sinto falta de fazer escova para dar um penteado bonito", diz a advogada Maria Fabiana Leal. Ela não está só. Cada vez mais mulheres procuram os salões para submeter seus fios já lisos ao procedimento. A intenção é deixá-los sempre com aparência de quem acaba de sair do salão com uma escova poderosa. "A escova progressiva deixa os fios com aparência impecável, mas não podemos esquecer que todas essas fórmulas contém formol, substância que é perigosa para a saúde e está proibida", diz o cabeleireiro Marcelo Machado, do Franck Provost.

É por isso que antes de se submeter ao sonho da facilidade do cabelo impecável graças à progressiva, que a gente tem que pesar muito bem os prós e os contras. "Eu me esforço ao máximo para convencer minhas clientes a abandonar a idéia, mas muitas insistem e, se não fizerem aqui, fazem em outro lugar", diz o profissional.

A ponderação de Marcelo tem fundamento. Quantos casos de intoxicação e alergia a gente já ouviu dizer? Isso fora os casos de cabelos totalmente quebrados e detonados pelo formol. "Tento sugerir o alisamento com o tioglicolato de amônia, que agride menos o fio e é liberado pela ANVISA. O resultado demora mais para ser alcançado, mas é seguro", diz Marcelo.

E seja lá qual for o procedimento adotado, faça sempre os testes de resistência do fio e alergia. Não tem graça nenhuma se livrar do secador e ganhar um problema em troca. Ah, e para não se animar tanto com a progressiva, saiba que o procedimento resseca as pontas e deixa a raiz bem mais oleosa.

veja também