A escova progressiva é uma opção para as mulheres com cabelos rebeldes

Dúvidas esclarecidas sobre a técnica mais procurada pelas mulheres

Atualizado: Sexta-feira, 8 Fevereiro de 2013 as 3:38

Poucas mulheres aderem a uma nova técnica, ou por preconceito, ou por medo. A escova progressiva, é a técnica mais procurada por mulheres que não se sentem bem com os fios rebeldes e armados. Mais ainda existem muitas dúvidas por aquelas que desejam ter fios lisos e hidratados, a principal está no uso do formol, substância apontada como tóxica pelo Instituto Nacional do Câncer.

Segundo informação divulgada pela Anvisa, ‘os vapores do formol são altamente agressivos às mucosas, olhos e aparelhos respiratórios’.

O cabeleireiro Sandro Cassolari, do salão de beleza Cassolaris, em São Paulo, tira as dúvidas sobre a escova progressiva.

Todo mundo pode fazer?
A princípio, sim. Mas, antes, é preciso quem um profissional avalie o seu histórico. “Se a menina já tem química no cabelo, é importante avaliar se não haverá incompatibilidade entre a marca da química e a marca da progressiva”, explica Sandro. Em casos como esse, o cabelo pode ficar muito estragado ou mesmo cair. Mas escolhendo o produto certo, pode seguir em frente!
 
Quanto tempo dura?
“Com a proibição do formol, principal componente da progressiva, a durabilidade diminuiu”, diz Sandro. Antigamente, o efeito durava 3 meses. Hoje está reduzido a um mês e meio a dois, no máximo.
 
A progressiva estraga o cabelo?
Toda química danifica os fios. É comum que a progressiva deixe o cabelo sem vida, sem movimento, com o aspecto excessivamente liso ou muito oleoso. Tudo depende do seu tipo de cabelo, do estado do seu fio e da química que será usada. Para minimizar os riscos, converse bastante com o seu cabeleireiro. Aí vai ser mais fácil tomar a decisão e não se arrepender depois.
 
Há alguma coisa que eu possa fazer para que ela dure mais?
Sem o formol na fórmula dos produtos, ficou mais difícil. “Mas ajuda se você usar xampu e condicionador específicos para esse tipo de processo químico”, diz Sandro. Esses produtos lavam os fios com mais suavidade e hidratam com mais eficiência, o que pode ajudar a manter o efeito mais liso.
 
Tem como desfazer?
Não. O único jeito é esperar o efeito sair com as lavagens.


Com informações de: Capricho

veja também