Esfoliação nutre e regenera a pele do rosto

Esfoliação nutre e regenera a pele do rosto

Atualizado: Sexta-feira, 11 Novembro de 2011 as 11:49

Esfoliar a pele não é apenas um ritual de beleza, é considerado também um processo de manutenção e regeneração da pele. Tão importante quanto receber tratamento, cuidar e limpar a pele é essencial em qualquer idade. 

Mesmo após lavar o rosto, as impurezas do dia a dia continuam agindo, bloqueando os poros e prejudicando a saúde da pele. Por isso, é importante manter a rotina de usar um esfoliante para mantê-la saudável e bem nutrida. Segundo o dermatologista Adilson Costa, a esfoliação é o ato de esfregar levemente a superfície da pele, a fim de remover as células mortas, e deixá-la menos irregular e mais lisa.

Além de limpar, o uso de esfoliantes com micro esferas, deixa a pele permeável para receber melhor a ação de cosméticos como hidratantes, preventivos contra o envelhecimento e tonificantes.

"Vale lembrar que cada tipo de pele merece um cuidado específico. A esfoliação em excesso pode machucar e deixar a pele propensa a infecções e aumento de absorção de produtos. Em geral, é recomendada duas sessões semanais para todos os tipos. Com exceção das que têm algum tipo de lesão, machucado ou alergia", explica o dermatologista.

Dica:

Fique longe das misturas de esfoliação caseiras. Você sabia que a receita com açúcar e limão pode fazer mal para a sua pele? Isso porque o limão queima e os grãos de açúcar cortam a pele. Antes de inventar misturas 'mirabolantes' converse com um especialista, ele poderá lhe indicar uma receita caseira nutritiva e eficiente.

Veja qual o seu tipo de pele e siga as instruções de como esfoliar de maneira adequada:

Para pele seca:   a esfoliação permite uma hidratação mais eficaz e a pele fica macia e confortável;

Para pele normal:   a esfoliação mantém a pele com aparência limpa, saudável, com uma coloração mais uniforme e menos propensa ao surgimento de cravos e espinhas;

Pele oleosa:   mantém os poros limpos, evita o entupimento destes e é uma das maneiras de reduzir manchas escuras causadas pela acne;

Pele envelhecida:   ajuda a pele a parecer mais jovem, porque ajuda no processo de renovação celular, que fica mais lento com a idade;

Pele com manchas:   ajuda a diminuir manchas escuras e manchas claras provocadas por irritações alérgicas ou acne.

veja também