Esfoliar é preciso, mas cuidado!

Esfoliar é preciso, mas cuidado!

Atualizado: Segunda-feira, 1 Novembro de 2010 as 4:07

Vamos ser honestas: quantos esfoliantes você já comprou no qual estava escrito "uso diário"? Bem, já comprei alguns e segui as instruções de uso como sempre. Isto até eu levar uma boa bronca da minha dermatologista, pois não se deve, em nenhuma hipótese , fazer uma esfoliação mecânica no rosto diariamente. Mas se está escrito que o produto deve ser usado todo dia, por que não fazer?

Vamos por partes. Você sabe para que serve de verdade a esfoliação? Ela é um método para auxiliar na renovação celular, ou seja, quando colocamos aquele creme cheio de micro grãos no rosto, ele remove a camada mais superficial de células mortas e revela a pele nova e jovem que está por baixo. Além disso, o esfoliante também retira a sujeira acumulada nos poros e oleosidade excessiva. Porém, se não respeitarmos o processo natural de renovação celular e continuarmos esfregando todos os dias, sem dó nem piedade, isto pode ocasionar microfissuras, machucados e irritações no rosto. A olho nu, talvez não seja possível ver nada disso, mas alguns dias de exposição solar e de repente começam aparecer manchas na pele.

Esfoliação mancha? Em excesso, sim! A pele quando se regenera produz melanina (substância responsável pela pigmentação) e, quando ela é exposta ao sol, bem… o resultado são pintinhas escuras – lindas apenas nos cachorros Dálmatas! Outro problema que pode acontecer é o famoso efeito rebote. Quanto mais você esfolia, mais retira a oleosidade e, então, seu organismo entende que há falta de óleo e começa a produzi-lo mais do que o necessário. Resultado? Pele ainda mais oleosa, cravos e espinhas.

A esfoliação é um passo muito importante na sua rotina de cuidados, mas uma vez por semana, é mais que o suficiente. Quer algumas dicas? Então anote aí:

1. Esteja sempre com a pele limpa e molhada antes de começar;

2. O vapor de água do chuveiro ajuda a dilatar os poros e facilita a limpeza dos mesmos, portanto, a melhor hora para fazer a esfoliação é durante o banho;

3. Não passe o produto diretamente em lesões como espinhas, ou você pode machucar ainda mais a área;

4. Para finalizar, não esfregue a toalha no rosto e sim pressione-a levemente contra a pele ou use, de preferência, lenços de papel;

5. Se você quiser esfoliar o rosto todo o dia, procure por loções esfoliantes, pois elas são formuladas para fazer isto quimicamente, sem agredir as células novas.

Boa esfoliação!

veja também