Especial de tintura para os cabelos.

Especial de tintura para os cabelos.

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:50

Mudar radicalmente o visual é desejo de uma entre dez mulheres brasileiras. Mas, segundo a Hair Stylist das marcas Aroma do Campo e Vita-A, Iolanda Dantas, antes de tingir os cabelos existem alguns cuidados essenciais que as madeixas precisam passar para se manterem em dia e receberem as tintas e as colorações sem prejudicar a saúde dos fio.

Confira algumas dicas e aproveite a próxima estação para inovar nas cores e ficar na moda!

Cuidados antes e após a tintura

Antes de aplicar uma tinta deve-se avaliar se os cabelos estão com resistência ou ressecados. No caso dos cabelos sem resistência - se partindo ou sem elasticidade - deve efetuar a aplicação de queratinização uma ou duas vezes por semana, durante 15 dias e verificar se os aspectos dos fios melhoram. Em caso positivo, já pode aplicar a coloração.

Se estiver somente ressecado, o ideal é tratar e hidratar antes e depois da tinta, pelo menos três vezes ao mês.

Antes de mudar radicalmente a cor dos cabelos

Iolanda Dantas afirma que para clarear de 2 a 3 tons do cabelo, é só aplicar uma coloração a partir de 2 tons acima de sua cor natural. Caso sua cor natural seja castanho escuro ou preto, não será possível clarear com uma tinta, pois os pigmentos são difíceis de pegarem cor, e então será necessário efetuar uma descoloração, o que deve ser feito por um profissional.

Se o efeito for o contrário - a mulher têm os cabelos claros e desejar escurecer vários tons ou até aplicar preto, antes de mais nada pense muito bem, pois após escurecê-los não poderá clareá-los novamente com tintura, somente indo a um cabeleireiro e efetuando a decapagem.

Se os cabelos forem muito louros e deseja escurecer para o preto ou tons vermelhos, o ideal é procurar um profissional para que seja feito todo o processo de hidratação e cuidados antes de receber a cor.

Química e tintura: o que fazer?

É fundamental ter pelo menos 15 dias de intervalo entre uma química e uma tintura, e a Hair Stylist orienta que seja feito um teste de resistência. “Este processo consiste em esticar o fio do cabelo e verificar se está se partindo ou sem elasticidade. Em caso positivo, deverá efetuar aplicação de queratinização duas vezes por semana durante 15 dias e fazer um novo teste de resistência até que os fios estejam preparados para receber a coloração”, afirma Iolanda Dantas.

E assim que aplicar a tinta nos cabelos quimicamente tratados, o ideal é que sejam feitas duas hidratações por semana durante um mês.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições