Especialistas contam o que é tendência para o cabelo

Especialistas contam o que é tendência para o cabelo

Atualizado: Segunda-feira, 5 Abril de 2010 as 12

Mudança de temporada é sinônimo de renovação no visual, certo? Que tal se inspirar nas tendências de corte e coloração de cabelo e ficar linda para o inverno? A gente fez uma seleção com super especialistas que contam o que vai pegar na estação do frio. Tem para todos os gostos.

Para começar, é importante deixar claro que a moda é flexível e o ideal é você seguir uma tendência que se enquadre no seu estilo. De acordo com o hairstylist Tiago Martins, proprietário de dois salões no Rio de Janeiro, as tendências de inverno para cabelo são longos cortados em camadas, médios com cortes geométricos, estilo Chanel e curtos com linhas desconexas, ou seja, uma ponta mais curta que a outra.

Gustavo Mafio, diretor educacional da Revlon Professional, afirma que a moda para os cabelos no inverno é inspirada nos anos 80. "Os cabelos ganham cachos, ondas e volume, mas tudo muito sutil, suave e com leve movimento. O que ganha força é o acabamento". O especialista reforça a ideia de que a estação dá espaço para madeixas curtas, compridas e médias. Tudo vai depender do seu gosto.

No inverno, o cabelo é mais desenhado, mais organizado e com formas mais definidas. O que significa que as mulheres que tem fios naturalmente cacheados ou ondulados devem assumi-los, mas turbinar no acabamento para obter cachos mais desenhados e investir nos cuidados para obter brilho e maciez. Nesse caso, nada como um leave-in para ajudar a definir e cremes de hidratação para dar vida.

Já quem tem cabelo liso e quer seguir essa tendência, pode apostar no babyliss ou até mesmo no poder da chapinha para enrolar. Clique aqui e assista um vídeo em que o cabeleireiro Marco Antonio de Biaggi ensina como fazer os cachos em casa.

De acordo com Joana Silva, supervisora técnica da Wella, a cor dos cabelos é mais natural. "Mas natural é diferente de naturalidade no resultado. Você pode investir no glamour da coloração, sem muitos contrastes. É  ai que entra a idéia de natural. Os tons devem ser parecidos", explica. Para isso, você pode optar por iluminação nas pontas ou então pelo efeito "transparência", que dá luminosidade aos fios. "Basta fazer mechas mais claras na parte interna do cabelo, sem chegar na raiz e sem deixar marcado. Esse efeito dá brilho e movimento no cabelo", diz Gustavo Mafio, que ainda completa que as cores do inverno vão dos castanhos quentes ao loiro.

A Schwarzkopf aponta quatro tendências que inspiraram os cortes e colorações de cabelo para o outono/inverno 2010. A primeira delas é a Eighties Luxe, que tem forte inspiração nos anos 80. Os cabelos ganham cachos, caracóis e ondas na franja e nas pontas. As cores vão dos loiros aos reflexos castanhos e brilhantes.

Os cortes inconformistas e estilos curtos também ganham espaço no inverno e fazem parte da tendência Out of Shape. Aqui, entram cabelos bem curtos, quase moicanos e as cores vão dos loiros bi-tons ao ultra-brancos. Outra tendência que destaca os caracóis e cachos bem pequenos é a 40s Romance, que remete a década de 40. As ondas são despenteadas proporcionando uma forma assimétrica ao cabelo.

E por último, a Schwarzkopf apresenta como tendência a The Dark Amazons, em que o cabelo é reto, marcado por linhas precisas e franjas bastante fortes. As cores unem tons opostos como pretos e loiros puros.

Agora que você já sabe quais as principais tendências para o inverno e percebeu que a moda está bem democrática, escolha a que mais se encaixa no seu perfil, arrase e ainda fique na moda.

por Tamirys Collis

veja também