Especialistas dão dicas de como cuidar dos cabelos no verão

Especialistas dão dicas de como cuidar dos cabelos no verão

Atualizado: Terça-feira, 15 Fevereiro de 2011 as 9:40

Você é daquelas que adora o verão, aproveita o sol, o mar, a piscina, mas esquece de cuidar dos cabelos? Então chegou a hora de correr atrás de prejuízo e tratar da sua madeixa de maneira correta!

Os especialistas afirmam que o tratamento mais indicado para esse caso é a reconstrução térmica, porque recupera profundamente os danos causados nos fios e repõe as proteínas, minerais e aminoácidos dos cabelos, deixando-os novamente saudáveis e sedosos.

De acordo com Narciso Netto, diretor técnico da Joico Brasil, sinais de quebra, aspereza e falta de movimento do cabelo são indicações de que os cabelos precisam de uma reconstrução. “O primeiro passo é verificar quais os processos químicos e físicos pelos quais os cabelos passaram. Depois analisamos a resistência, por meio do teste da elasticidade do fio, a fim de detectar se o córtex foi comprometido. Em caso positivo, é fundamental um tratamento mais profundo com produtos de reconstrução”. O especialista ressalta, entretanto, que quando os danos se restringem a cutícula, camada mais externa do fio, a melhor opção é a hidratação dos cabelos, para repor a umidade natural.

Neiva Pena, hairstylist do salão Essencial Hair Clinic e participante do programa Por Um Fio, GNT, dá algumas dicas de como cuidar os fios durante a temporada de verão, confira:

- Com a exposição ao sol, piscina e praia os cabelos tendem a desbotar e ficar opacos. A melhor forma de evitar os danos é usar um finalizador sem enxágue com proteção solar em sua fórmula e, se for ficar muito tempo exposta ao sol, usar chapéu para proteger;

- Quando entrar na piscina ou no mar lavar o cabelo, logo em seguida, com uma ducha de água doce;

- Em cabelos loiros, o cuidado deve ser dobrado, pois a quantidade de componentes químicos que existem na coloração clara é maior e o cabelo fica mais sensível. Na piscina o cabelo loiro quando não protegido corretamente pode ficar esverdeado. Quando isso acontecer, lavar os cabelos com leite porque neutraliza o efeito e ajuda a recuperar o cabelo.

veja também