Especialistas ensinam como realizar ao auto-exame para combater câncer de pele

Especialistas ensinam como realizar ao auto-exame para combater câncer de pele

Atualizado: Segunda-feira, 15 Junho de 2009 as 12

A palestra sobre melanoma foi coordenada pelos dermatologista Dr Mauro Enokihara d e Fernando Augusto durante congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, que esta acontecendo em Uberlândia, Minas Gerais, até 14 de junho.

Cerca de 1500 especialistas marcam presença no XXI Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica (CBCD), que neste ano destaca a cirurgia dermatológica e tratamentos cosméticos em afrodescendentes.

O autoexame é método para você examinar regiões do corpo de difícil visualização. É recomendado que se faça o autoexame a cada 3 meses.

Dr. Mauro Enokihara, presidente do Grupo Brasileiro de Melanoma, GBM, explica que com a ajuda de um espelho de mão e um outro de parede é possível examinar o corpo todo, ou pedir a ajuda de um amigo ou parente para auxiliá-lo. Veja o passo a passo do auto exame que pode salvar vidas:

1- Examine-se em frente ao espelho observando-se de frente e de costas; levante os braços para examinar as axilas.

2- Observe as mãos, os braços e os cotovelos, rodando-os em todas as direções.

3- Com um espelho pequeno examine a região genital, próximo ao ânus, coxas, pernas e pés (não deixe de olhar entre os dedos e as solas dos pés).

4- Fique de frente para um espelho maior e utilize um espelho de mão para olhar a nuca (levante e entreabra os cabelos da parte posterior da cabeça).

5- Finalmente, verifique as costas e as nádegas com um espelho de mão.

veja também