Estampas Tropicais para o Verão

Estampas Tropicais para o Verão

Atualizado: Sexta-feira, 16 Setembro de 2011 as 11:37

Após muitas temporadas com a tendência de tecidos lisos e cleans, a moda da vez é usar roupas com estampas abrasileiradas, como penas, frutas e animais, além de tribais e imagens rústicas. Elas vem cheia de cores, texturas, referências culturais e sofisticação e prometem deixar o estilo da mulher brasileira mais regional e cheio de personalidade.

Nesse verão, aposte em caftãs, vestidos longos, saias longas e com fendas, camisas transparentes, biquínis, longos flúidos, calça cigarrete, jumpsuits, saias de cintura alta, regatas, t-shirts e vestidos com modelagem sessentinha que dão ao look um ar tropicalista e fresco. Essas peças devem carregar estampas ou texturas tropicais.

As texturas tropicais são ilustradas nos desfiles em peças com tonalidades regionais como amarelos, azuis, vermelhos, verdes e alaranjados, com aplicações de plumas.

No desfile de Tufi Duek, essas peças com texturas aparecem com cores mais neutras, em shapes mais sofisticados. O estilista Carlos Pombal faz uma construção de tramas com materiais inusiados como paetês e tramas rústicas (de fibras naturais). Ele tem como resultado final peças com uma cara étnica, que esbanja tropicalismo e referência indigena.

A textura visual que é feita através dos prints de animais, penas, folhagens e flores estão com tudo na estação e devem arrematar peças que são tendências de verão.

O desejo da estação é contar a história do nosso país em peças de roupas por meio de referências brasileiras como os pássaros, grafismos indígenas e africanos. Na hora de compor um look com essa riqueza de cores, referências étnicas e texturas, é necessário escolher looks com formas mais limpas, minimalistas e modernas.

O hit de estampas para mulheres mais sofisticadas e simplistas são os prints de folhagens, como sugerem a marca Adriana Degreas e Ellus. Nesse caso, combine com essas peças, outras roupas neutras e acessórios beges, dourados ou brancos.

Na hora de apostar na tendência, opte por uma peça neutra para mesclar com a estampa. Se você preferir, aposte em uma peça total pint ou com textura, ou ainda com o mix (de print e textura), mas lembre-se, sempre opte por peças com shapes mais minimalistas e cleans.

Para combinar com seu look tropical, escolha acessórios com tons neutros como castor, beges, nudes, pretos e brancos.

veja também