Estética na gravidez

Estética na gravidez

Atualizado: Quinta-feira, 8 Setembro de 2011 as 10:28

Sem dúvida a gravidez é um dos momentos mais felizes e mágicos na vida da mulher. Nesta fase, temos muitas dúvidas sobre o que podemos ou não fazer em tratamentos de beleza e bem estar.

A ebulição hormonal que acontece na gestação ocasiona alguns efeitos que devem ser relevados, afinal seu corpo está se preparando para que seu bebê cresça saudável e você tenha uma gravide.

A celulite aparece com força total devido à retenção de líquido. Neste caso, a drenagem linfática é recomendada a partir do terceiro mês até o final da gravidez e pode ser feita de uma a duas vezes por semana. Além de aliviar o inchaço, diminui as dores nas costas, a sensação de peso nas pernas e também é muito relaxante.

Com o aumento da produção da atividade das glândulas sebáceas, ocorre o aparecimento de acne. Além de realizar uma vez ao mês a limpeza facial, recomenda-se o uso de sabonete neutro e loções adstringentes que ajudam a controlar a oleosidade da pele.

A sensibilidade ao sol aumenta na gravidez, então não se esqueça de usar bloqueador solar diariamente mesmo nos dias chuvosos para evitar o aparecimento de manchas na face. Na pele com acne, o protetor deve ser em gel. Os tratamentos clareadores com ácidos só devem ser feitos após o período de amamentação. Antes disso, pode ser realizado tratamento clareador sem ácidos, com derivados de plantas que ajudam a evitar ou clarear um pouco os melasmas. Não use produtos com ácidos na pele sem o conhecimento do seu ginecologista e nada de tratamentos injetáveis por enquanto.

Os cabelos podem cair um pouco durante a fase de amamentação, mas um dermatologista pode prescrever loções e xampus que fortalecem o fio.

Em nosso espaço, a gestante tem um atendimento especial, afinal neste momento ela precisa de total atenção. O ambiente deve ser acolhedor, os tratamentos associados à aromaterapia precisam ser aplicados por um profissional habilitado, já que alguns óleos essenciais são contraindicados na gestação. As manobras de massagem são diferenciadas na gestante por conta da dificuldade de ficar muito tempo na mesma posição e também porque, depois de alguns meses, não é mais possível virar de bruços.

Sempre recomendo também a prática de hidroginástica assim que o ginecologista liberar. A atividade dá mais pique, melhora o condicionamento e facilita o parto. É claro que não poderia deixar de falar sobre o controle do peso. Aliás, a volta ao peso após a gestação depende muito do que você fez durante este período da gravidez.

Tomar muita água, comer muitas fibras, evitar alimentos gordurosos, ingerir mais alimentos com ácido fólico são recomendações de qualquer médico ou nutricionista. Se possível, procure um profissional nutricionista para orientá-la melhor. Os alimentos exercem papel fundamental na manutenção da saúde da mãe e do bebê.

Seguindo as recomendações do seu médico, esteticista e nutricionista, é só curtir a felicidade da gestação!

veja também